Links de Acesso

Casa Branca: al-Qaida continua a ser ameaça


Casa Branca: al-Qaida continua a ser ameaça
Casa Branca: al-Qaida continua a ser ameaça

A administração americana reiterou hoje que apesar da morte de Osama Bin Laden, prossegue a ameaça de actos terroristas por parte da al -Qaida.

A administração americana reiterou hoje que apesar da morte de Osama Bin Laden, prossegue a ameaça de actos terroristas por parte da al Qaida.

O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Tom Donilon, declarou que os Estados Unidos não podem considerar que a al Qaida esteja estrategicamente derrotada.

Considerou contudo o afastamento de Bin Laden como um marco realmente importante no que se refere a acabar com aquela organização terrorista.

Donilon referiu que os materiais e documentos confiscados no esconderijo de Bin Laden em Abbottabad no Paquistão, constituem a maior apreensão de segredos daquela organização jamais efectuada.

O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca acrescentou por outro lado que não havia indícios de que o governo paquistanês soubesse que Bin Laden estava a viver a apenas 60 km da capital.

Salientou no entanto que o líder da al Qaida deve ter desfrutado de uma rede de apoio no país, algo que, segundo Donilon, deverá ser investigado.

No sábado, o governo americano divulgou uma série de gravações vídeo encontrados no esconderijo de Bin Laden mostrando-o a ensaiar mensagens televisivas.

De acordo com os serviços secretos americanos, os vídeos, computadores e outros materiais confiscados a Bin Laden demonstram que ele não era apenas uma figura de proa da al Qaida e que desempenhava sim um papel activo nas operações daquela organização terrorista.

XS
SM
MD
LG