Links de Acesso

Angola defende criação de parlamento da SADC


José Eduardo Dos Santos
José Eduardo Dos Santos

Angola defende criação de um parlamento da SADC. O assunto será amadurecido na 29ª assembleia do Fórum Parlamentar da SADC que o país vai acolher de 5 a 12 de Junho, na cidade do Lubango.

Neste fórum os parlamentares da região austral do continente africano vão reflectir e traçar as linhas de força que apontam para a criação de uma estrutura parlamentar mais abrangente nesta zona de África.

Entre as linhas de força do Fórum Parlamentar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral a decorrer de 5 à 12 de Junho próximo na província da Huíla, consta a instituição de um Parlamento Regional, a exemplo das várias sub-regiões geopolíticas do continente africano.

António Paulo Kassoma, o Presidente da Assembleia Nacional, julga que um órgão abrangente como parlamento é importante para resolver problemas da região.

Os chefes de estado da zona austral do continente já foram abordados para darem um aval político sobre a instituição de um parlamento regional. Para Secretária de Estado angolano das Relações Exteriores para Cooperação, Exalgina Gambôa, a liderança da organização coloca algumas reservas aos líderes regionais.

A instituição do parlamento da SADC várias vezes foi abordada pelo seu secretariado executivo, mas não se chegou a um consenso.

O Deputado Alfredo Júnior durante dez anos representou o parlamento angolano no Fórum Parlamentar da Comunidade dos Países da Região Austral do Continente diz que muitos países receiam a criação deste órgão legislador e fiscalizador por factores financeiros.

Ligada a esta questão, salienta a Secretária de Estado angolano das Relações Exteriores para Cooperação, está a independência e a autonomia para o seu pleno funcionamento. Durante muito tempo o orçamento do Fórum parlamentar foi dependente das doações.

O Fórum parlamentar da SADC existe desde 1997. Esta será a segunda vez que Angola na qualidade de membro fundador vai acolher uma vez mais uma das assembleias deste órgão sedeado em Windhoek.

XS
SM
MD
LG