Links de Acesso

Obama visita local do ataque da Al Qaeda


O sorriso da vitória. Obama e polícias de Nova Yorque
O sorriso da vitória. Obama e polícias de Nova Yorque

Obama avistou-se em privado com familiares das vítimas do ataque da organização de Osama bin Laden

Quatro dias depois de ter anunciado a morte de Bin Laden o Presidente dos Estados Unidos Barack Obama deslocou-se Nova Iorque para prestar homenagem às vítimas do ataque de 11 de Setembro de 2001.

O presidente ,nesta sua deslocação disse que a morte de Bin Laden enviou uma mensagem de que os americanos nunca se esquecerão do que aconteceu na zona de Grau Zero.

Durante uma visita que efectuou ao quartel de bombeiros que perdeu mais homens na sequência do ataques de 11 de Setembro, Obama frisou que “o que aconteceu no domingo, devido à coragem dos militares americanos e aos excelente trabalho dos serviços secretos enviou uma mensagem uma em redor do mundo que também se fez sentir nos EUA”.

O presidente Obama nunca citou o nome de Bin Laden.
O presidente Obama colocou mais tarde uma coroa de flores no local onde estava o World Trade Center e teve um encontro privado com familiares das vítimas.

Obama não fez qualquer discurso publico na ocasião.

Esta foi a primeira vez que como presidente Obama se deslocou ao local do World Trade Center .

A visita é um final calmo de uma semana que começou com o surpreendente e sensacional anuncio feito por Obama pouco antes da meia noite de Domingo de que forças especiais americanas tinham morto Osama Bin Laden numa operação perto da capital paquistanesa Islamabad.

Obama convidou o anterior presidente George W Bush a deslocar-se com ele a Nova Yorque mas este recusou.

Um porta voz de Bush disse que o anterior presidente tinha decidido quando deixou a Casa Branca manter-se afastado da acontecimentos públicos.

A Casa Branca disse não ver a decisão de Bush como um insulto afirmando que Bush tinha sido convidado num espírito de unidade .

Obama visitou o local do ataque de 11 de Setembro durante a sua campanha para a presidência mas não tinha regressado ao local desde que venceu as eleições.

Um porta-voz da Casa Branca disse que a decisão de Obama de não efectuar qualquer declaração publica em Nova Yorque foi tomada para se evitar qualquer percepção que o presidente estava a explorar as famílias das vitimas para ganhos políticos



XS
SM
MD
LG