Links de Acesso

Desenvolvimento rural e combate à pobreza, prioridade em Malanje


Governador de Malanje, Boaventura da Silva Cardoso
Governador de Malanje, Boaventura da Silva Cardoso

A situação preocupante para o governador Boaventura da Silva Cardoso foi levantada durante a segunda sessão ordinária do seu executivo

O grau de desenvolvimento das direcções provinciais e administrações municipais de Malanje não são espelhados com clareza nos relatórios e informes apresentados ao executivo desta província.

A situação preocupante para o governador Boaventura da Silva Cardoso foi levantada durante a segunda sessão ordinária do seu executivo, que entre outros assuntos aprovou o programa do Governo Provincial ajustado para o presente ano, o seu regimento e a estratégia de operacionalização dos onze compromissos para a criança.

“Peço o engajamento de todos os membros do governo e os administradores municipais, na materialização desse programa ajustado, particularmente no que toca aos sectores, por que temos verificado que ainda temos algumas dificuldades, debilidades mesmo, no que toca a elaboração de informação, a julgar pela qualidade dos relatórios que as nossas direcções e administrações municipais produzem.

Em certos relatórios, há poucas informações credíveis e mesmo algumas delas, informações que nos suscitam algumas dúvidas, significa dizer que, temos melhorar, também, o mecanismo da prestação desse tipo de informações porque temos pela frente desafios enormes e, isso para enfrentarmos esses desafios precisamos estar organizados. Portanto, e essa organização passa pelo ajustamento do programa provincial, o seu cumprimento, a sua estrita observância para que possamos, de facto, chegarmos ao fim do ano com o sentimento do dever cumprido”.

As acções vão ser desenvolvidas de forma a alterar os indicadores de sobrevivência, protecção, desenvolvimento e participação de todas as crianças do zero aos 18 anos, constantes do documento síntese se propõem atingir os Objectivos do Milénio e cumprindo a Convenção Mundial sobre os Direitos da Criança.

O objectivo geral da equipa de Boaventura está redefinido e, “nunca é demais recordar, que o nosso objectivo central é, certamente, trabalhar em prol da melhoria das condições de vida das nossas populações. Este é o objectivo central que deve mobilizar todo o Governo Provincial de Malanje”.

O programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e combate à Pobreza, transversal em relação aos demais, como “Água para Todos”, Nacional do Urbanismo e Habitação e o programa do Comércio Rural deverão merecer particular atenção durante a vigência do respectivo governo.

Os vice-governadores, directores provinciais, assessores do governo e os administradores dos 14 municípios que conformam o Governo Provincial de Malanje, que no encontro de quarta-feira, na sede do executivo analisaram as modalidades para responderem as solicitudes do decreto presidencial número 24/11, que cria a Unidade Técnica de Coordenação e articulação entre o poder central e os órgãos da administração local do Estado.

O Conselho Provincial de Auscultação e Concertação Social possui um regulamento interno, aprovado na segunda sessão ordinária que passou igualmente em revista o plano de reabilitação e desenvolvimento de Malanje.

XS
SM
MD
LG