Links de Acesso

SEAL Team Six: A glória na morte do líder da al-Qaeda


Uma unidade dos SEALS em treino

Uma unidade dos SEALS em treino

Morte de Bin Laden lança os olofotes sobre a mais prestigiosa unidade militar secreta americana

SEAL TEAM SIX a elite das elites

Vinte e quarto horas depois da morte de Bin Laden os americanos vivem sob o fascínio do sucesso de uma operação levada a cabo pelas forças especiais – conhecida como Seal Team Six.

O carácter cirúrgico do assalto ao esconderijo do líder da al-Qaida faz evocar passagens de filmes de acção da Holywood, e confirma o simbolismo temerário desta força de elite, pouco conhecida do público e cujo quartel-general é desconhecido.

O presidente da câmara da cidade onde se diz estar situado a base desta força, propôs galardoar os membros desse comando mas não sabe onde os encontrar.

Vista parcial do complexo onde vivia Bin Laden

Vista parcial do complexo onde vivia Bin Laden

Pouco mais de meia hora é quanto durou a operação do Seal Team Six que conduziu a morte de Bin Laden. Os rostos dos homens que levaram a cabo esta proeza até ao momento são mantidos em segredo.

O Seal Team Six é uma unidade de elite das forças de elite americanas com operacionais vindos da marinha, força aérea e do exército, e sua audácia é quase que um mito.

Desde ontem que os jornalistas e comentadores políticos americanos tentam recrear o cenário de uma operação que vai ficar no âmago da história. Segundo fontes do governo americano que cita os responsáveis presentes no Gabinete de Crise da Casa Branca e que assistiram o assalto através de imagens transmitidas pelos serviços de inteligência, duas dúzias de comandos depois do desembarque dos helicópteros entraram no edifício principal de 3 andares do complexo de Bin Laden, revistando quarto a quarto no piso inferior. Logo a seguir avançaram para os pisos superiores. Para aqueles que seguiam em tempo real as operações a partir da Casa Branca, era esse o momento de maior tensão. O silêncio pesou sobre o ambiente que se chegava ao ponto de ouvir as conversações dos operacionais no terreno que se contactavam através dos dispositivos de comunicação de que dispunham.

Sala de Crise da Casa Branca com os membros do governo a seguir o assalto ao refúgio de Bin Laden através de imagens via satélite

Sala de Crise da Casa Branca com os membros do governo a seguir o assalto ao refúgio de Bin Laden através de imagens via satélite

O conselheiro de luta contra o terrorismo do presidente Obama, John Brennan descreveu ao jornal The Washington Post, que tinha a sensação naquele momento que os minutos demoravam a passar como o dia.

E foi assim que pouco antes das 2 horas da madrugada de Segunda-feira no Paquistão, que os comandos se penetraram num dos quartos do piso superior onde se estava o Bin Laden por detrás de uma mulher que usa como escudo humano. Um disparo de uma arma por um dos operacionais da Seals põe fim a resistência do líder da al-Qaida. Bin Laden foi atingido por cima do olho esquerdo.

Depois de identificação visual, um dos comandos anunciava que o “Gerónimo” - nome de código de Oussama Bin Laden - estava morto.

O Seals Team Six matou ao todo 5 pessoas no assalto, Bin Laden, um dos seus filhos, dois supostos mensageiros do líder da al-Qaida e uma mulher.

Comandos Seal em treino avançado

Comandos Seal em treino avançado

O sucesso da operação confirma a supremacia militar americana ao mesmo tempo que levanta curiosidades sobre os homens que a executaram.

O Seal Team Six é por outras palavras uma espécie de tropas do imaginário dentro do grande e complexo sistema militar americano. A sua criação remonta ao ano de 1980 logo a seguir ao falhanço de uma unidade de elite americana na libertação de reféns no Irão. Sabe-se apenas que o seu quartel-general está localizado no Estado da Virgínia.

O segredo é a arma ou senão, a sua divisa de existência, ao ponto do presidente da Câmara da cidade, Will Sessoms, onde a base está localizada não saber onde os encontrar para os patentear com a medalha de honra que acaba de propor.

Nessa localidade chamada de Dam Neck no Estado da Virgínia, nas imediações de Virgínia Beach conta-se que existem seis outros grupos de forças especiais além de um total de 2300 operacionais dos Seals em activo.

XS
SM
MD
LG