Links de Acesso

Morte de Bin Laden símbolo de "eficácia" - analista


Alegria. Obama apanhou Osama

Alegria. Obama apanhou Osama

Aanalista diz que haverá "seguramente" tentativa de ripostar ao ataque.

A morte de Osama bin Laden é um símbolo da "determinação e eficácia" do esforço dos estados Unidos no combate á Al Qaida, disse um analista de política inernacional.

Numa entrevista á Voz da América Paulo Gorjão, dos Instituto Português de Relações Internacionais e Segurança, IPRIS, consideoru ainda que a morte de Bin Laden "é um duro golpe para a Al Qaeda".

O analista avisou contudo que a sua morte "não significa necessáriamente o fim da sua capacidade operacional"´pois há ainda muitos operacionais da organização por capturar.

Paulo Gorjão considerou que embora "haja o receio" que a Al Qaeda possa tentar atacar os Estados Unidos ou alvos europeus há que lembrar que desde os ataques de 11 de Setembro de 2001 "nunca mais a Al Qaeda conseguiu levar a cabo um atentado em solo norte-americano".

"Após os atentados de Madrid e Londres também na Europa o tal nao foi conseguido," acrescneotu fazendo referencia a ataques terroristas registados em Espanha e Inglaterra apos o 11 de Setembro de 2001.

"Haverá seguramente a tentativas de ripostar contra os Estados Unidos mas não é de todo claro que o consigam,"acrescentou.

Ouça a entrevista do dr Paulo Gorjão que contem tambem pormenores sobre o funcionamento da Al Qaeda e a sua descentralização.

XS
SM
MD
LG