Links de Acesso

Quem era Osama Bin Laden?

  • Paulo Oliveira

Americanos no estado do Kansas celebram morte de Bin Laden

Americanos no estado do Kansas celebram morte de Bin Laden

As muitas faces do terrorista mais procurado no Mundo

O terrorista mais procurado do mundo, Osama Bin Laden, foi morto aos 53 anos de idade. O presidente dos Estados Unidos Barack Obama anunciou que o terrorista mais procurado do mundo foi morto por tropas norte americanas num complexo no Paquistão.

Responsabilizado por atrocidades terroristas em pelo menos três continentes, Osama Bin Laden foi objecto da maior caça ao homem na história dos Estados Unidos.

Após os ataques catastróficos em Nova Iorque e em Washington a 11 de Setembro de 2001, o então presidente dos Estados Unidos George Bush prometeu publicamente encontrar o cérebro da operação – Osama Bin Laden.

“Este indivíduo deseja destruir qualquer símbolo de civilização. Ele é diabólico e deseja enviar jovens para cometerem suicídios enquanto se esconde em cavernas. Não é apenas um criminoso assassino, como não tem consciência ou alma”.

A imagem de Bin Laden como o terrorista mais procurado do mundo contrasta com o seu confortável e pacifico início de existência.

Nascido a 10 de Março de 1957, foi um dos mais de 50 filhos de um magnate de construção saudita que faleceu quando bin Laden ainda era um jovem.

A sua vida mudou quando, em 1979, a antiga União Soviética invadiu o Afeganistão.

Bin Laden, tal como muitos muçulmanos, juntou-se ao combate contra os soviéticos. Em meados dos anos oitenta bin Laden decidiu utilizar a sua herança de família para formar a sua própria milícia, que mais tarde se tornou na al-Qaida – expressão que em Árabe significa “Base”.

Após a retirada dos soviéticos, bin Laden regressou à Arábia Saudita, mas manteve o relacionamento com os veteranos da guerra no Afeganistão e o interesse pelas causas muçulmanas.

Bin Laden foi o responsável pelos atentados bombistas de 1998 contra as embaixadas norte americanas no Quénia e na Tanzânia.

Quando Osama bin Laden se tornou associado com ataques contra o Ocidente, e a sua popularidade aumentou entre os árabes descontentes e aqueles que não concordavam com a política dos Estados Unidos no Médio Oriente.

Capturar bin Laden tornou-se na principal prioridade dos Estados Unidos após os ataques em Nova Iorque em 2001, que custaram a vida a mais de três mil pessoas.

XS
SM
MD
LG