Links de Acesso

UNITA organiza pela primeira vez debates políticos no Namibe

  • Armando Chicoca

Faustino Mumbika, secretario provincial da UNITA no Namibe

Faustino Mumbika, secretario provincial da UNITA no Namibe

O secretário provincial da UNITA no Namibe, Faustino Mumbika, afirmou que os debates públicos, francos e abertos propostos com os cidadãos dentro das normas legais, visam preparar os eleitores para uma participação activa e consciente nas urnas.

Com os olhos postos nas eleições de 2012, o secretário provincial da UNITA no Namibe, Faustino Mumbika, afirmou que os debates públicos, francos e abertos propostos com os cidadãos dentro das normas legais, visam preparar os eleitores para uma participação activa e consciente nas urnas ao contrário dos actos eleitorais anteriores.

“ Queremos despertar no seio da população os aspectos que merecem ser percebidos sobre as eleições”, defendeu o político’

O papel do cidadão para o exercício pleno dos direitos humanos, será facilitado pelo secretário-geral e deputado da bancada parlamentar da UNITA, Abílio Kamalata Numa, ao passo que o comissário nacional eleitoral, Cláudio da Silva, vai dissertar no painel: “eleições e transparência”. Os debates terão lugar no próximo sábado, no Impala Cine, onde foram convidados angolanos de todos os estratos, marcando também o pontapé de saída do projecto que deverá estender-se a todos os Municípios e Comunas do Namibe, segundo fez saber o dirigente daquele partido na oposição.

"A nossa preocupação agora é cuidar do processo. Precisamos que todos percebam o que é que está mal no processo eleitoral. O mal, deve ser revisto agora, para que tenhamos um resultado eleitoral que corresponda à vontade da população nas urnas"

O político sublinhou que ao longo do seu exercício, se tem confrontado com vários obstáculos que a todo o custo, procuram constrangir a marcha do Galo Negro pela conquista de um espaço político na província. Faustino Mumbika, manifestou o seu desapontamento pelo impedimento constante do executivo local pelo acesso em regime de aluguer do Cine- Moçâmedes para actividade político-partidária, ao contrário do partido no poder o principal beneficiado.

“A única formação política autorizada a fazer política no Cine Moçâmedes é o MPLA, precisamos de perceber se a cultura privatizou o património do Estado ao MPLA, é uma aberração”, lamentou.

O partido do Galo Negro organiza pela primeira vez na província do Namibe debates públicos e desta vez em destaque a Constituição e as eleições.

XS
SM
MD
LG