Links de Acesso

Angola: Gestores públicos da Huíla a contas com a justiça

  • Teodoro Albano

Angola: Gestores públicos da Huíla a contas com a justiça

Angola: Gestores públicos da Huíla a contas com a justiça

Vários gestores públicos daquela província poderão ser chamados em breve a responder em tribunal

Vários gestores públicos na província angolana da Huíla poderão ser chamados em breve a responder em tribunal por gestão ruinosa do erário público.

O ministério público na Huíla fez saber que nesta altura existem vários processos-crime de peculato a correrem nas instâncias judiciais contra gestores e agentes da administração do estado ligados a diferentes instituições públicas.

Sob a alçada da justiça ,e por fortes indícios de descaminho de elevadas somas em dinheiro, estão a comissão provincial eleitoral, o serviço notarial da comarca da Huíla, a conservatória do registo civil, a administração municipal do Lubango e a empresa de direito público e privado SODMAT.

O procurador provincial da república, Justo Bartolomeu, à luz dos processos em curso, alertou entretanto que o ministério público está atento aos maus gestores.

Por seu lado, reagindo aos processos que correm na justiça contra gestores públicos, a igreja vê o assunto como um sinal positivo no combate a corrupção.

Em declarações à VOA, o pastor evangélico, Dinis Eurico, apela para que se apure e verdade e que os implicados sejam julgados e condenados com justiça.

Ouça a reportagem do correspondente da "Voz da América" no Lubango, Teodoro Albano.

XS
SM
MD
LG