Links de Acesso

"Polícia venceu eleições em Inhambane" - MDM


Fernando Nhaca,o candidato do MDM à presidência da Câmara Municipal de Inhambane

Fernando Nhaca,o candidato do MDM à presidência da Câmara Municipal de Inhambane

Candidato da Frelimo vence por esmagadora maioria eleições municipais,

O Movimento Democrático de Moçambique, MDM, acusou o governo de ter usado da intimidação generalizada para vencer as eleições municipais intercalares na cidade de Inhambane.

“Quem venceu estas eleições foi a polícia,” disse o porta-voz do MDM, José Manuel de Sousa acrescentando que 53 membros e simpatizantes do seu movimento haviam sido presos.

“Houve blindados nas ruas em Inhambane num processo eleitoral. Para quê?,” interrogou o porta voz que disse ter havido intimidação pelo que “as pessoas naturalmente não foram às mesas de votação”.

O candidato do partido no poder, Benedito Guimino, foi o vencedor das eleições intercalares na cidade de Inhambane. Os resultados oficiais indicam que Guimino obteve 78,5 por cento dos votos. Mas a abstenção rondou os 70%, algo de bastante elevado mesmo tendo em conta que a percentagem de votantes tende a caír neste tipo de eleições.

O jornalista Carlos Salvador, baseado em Inhambane, disse á Voz da America, que a vitória expressiva da Frelimo não era previsível devido ao descontentamento que existia na cidade com a falta de progressos na construção de infraestruturas.

Acrescentou contudo que no período que antecedeu as eleições a Frelimo “redobrou esforços para reconquistar o eleitorado”.

Assim houve obras de electrificação, expansão da rede de água e ainda a promessa de consutrção e alargamento de estradas e ruas.

Para Salvador a abstenção deveu-se em parte ao sucesso dessas obras que convenceram o eleitorado em aguardar até ás eleições do proximo ano para vêr se o novo presidente da Cãmara de Inhambane cumpre o que prometeu.

A derrota do MDM nas eleições de Inhambane seguem-se ás suas vitórias nas municipalidades da Beira e Quelimane.

Ouça a reportagem com entrevistas carregando na barra azul no topo

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG