Links de Acesso

Presidente nigeriano apela á calma


Nortenhos enfurecidos
Nortenhos enfurecidos

"nenhuma ambição vale o sangue de qualquer nigeriano," diz o presidente

O presidente da Nigéria Jonathan Goodluck apelou á calma no país onde se têm registado actos de violência no norte. Jonathan foi reeleito presidente em eleições que a maior parte dos observadores consideraram de livres e justas.
O presidente Jonathan disse que as forças de segurança estão a tomar medidas para reprimir a violência nos estados nortenhos onde manifestantes incendiaram a casa do vice presidente, apedrejaram forças de segurança e atacaram uma prisão libertando o presos.

“Quero assegurar a todos os nigerianos que o governo vai tomar todas as medidas necessárias para garantir a segurança das vidas e propriedade de todos os nigerianos,” disse o presidente

Num discurso à nação o presidente Jonathan apelou ao patriotismo de dirigentes religiosos e políticos pedindo-lhes para apelarem aos seus apoiantes para não se envolverem em actos de violência e ódio afirmando ainda que nenhuma ambição vale o sangue dos nigerianos.
Jonathan disse que as eleições foram uma vitória para todos os nigerianos que provaram ser possível organizações uma votação livre e justa no pais.
O presidente da comissão eleitoral Attahiru Jega disse que Jonathan venceu as eleições com cerca de 57 por cento dos votos.

O antigo dirigente militar Muhammadu Buhari terminou em segundo lugar com 31 por centos votos. O presidente Jonathan evitou ter que concorrer a uma segunda volta ao obter pelo menos um quarto dos votos em pelo menos 24 estados.
Esta lei visa garantir que um presidente Nigeriano tem algum apoio á escala nacional e não é apenas um candidato regional.
Mas a maior parte dos votos foram marcados por uma divisão regional com o presidente Jonathan a vencer no sul e Buhari vencendo no norte.
A cruz vermelha disse que centenas de pessoas ficaram feridas na violência e milhares de outras foram obrigadas a fugir.
Não foi contudo divulgado um número de mortos causados pela violência.

XS
SM
MD
LG