Links de Acesso

Moçambique: Governo aprova salário mínimo nacional

  • William Mapote

Uma brigada de pulverizadores na cidade de Nampula (Arquivo)

Uma brigada de pulverizadores na cidade de Nampula (Arquivo)

Salário mínimo começa a partir de 2500 meticais o equivalente a 90 dólares americanos

Em Moçambique o governo acaba de aprovar o salário mínimo nacional mas os sindicatos já reagiram negativamente a esta decisão do executivo.

O salário mínimo nacional passa a ser de 2485 à 6171 meticais – entre os 90 e os 220 dólares americanos.

Os sindicatos nacionais dos trabalhadores voltaram este ano a manifestar o seu desagrado com os novos salários mínimos aprovados nesta terça-feira pelo Conselho de Ministros.

Os novos salários mínimos nacionais variam de 2485 a 6171 Meticais em função de cada sector de actividades, sendo as actividades financeiras, que integram basicamente instituições bancárias, o mais privilegiado, enquanto a panificação, agricultura e pescas, continuam os mais desfavorecidos.

O governo realça que os salários hoje aprovados resultam de consensos obtidos entre os patronatos e os sindicatos, contudo, estes últimos, continuam a queixar-se da sua exiguidade.

Tal como vem sendo a retórica dos últimos anos, os sindicatos reclamam insuficiência dos novos mínimos, para satisfazer as necessidades de um cabaz mínimo mensal das famílias moçambicanas.

“Se nos perguntam se estamos satisfeitos, a nossa resposta é obviamente de que não estamos, simplesmente porque os novos mínimos alcançados, foram os possíveis e não satisfazem o cabaz mínimo mensal”, disse o Porta-Voz da OTM Central Sindical, Francisco Mazoio

XS
SM
MD
LG