Links de Acesso

Nigeria: Goodluck Jonathan à frente nas presidenciais


Nigeria: Goodluck Jonathan à frente nas presidenciais
Nigeria: Goodluck Jonathan à frente nas presidenciais

Resultados preliminares relativos a 17 estados indicam que Jonathan conseguiu vencer em pelo menos 10 deles

Na Nigéria os primeiros resultados das eleições presidenciais indicam a existência de uma profunda divisão entre o norte maioria muçulmana e o sul de predominância cristã.

Frente-a-frente o actual presidente Goodluck Jonathan, um cristão da região petrolífera do delta do Níger e o antigo líder militar Muhammadu Buhari, um muçulmano do norte do país que já perdeu no passado duas corridas à presidência.

Resultados preliminares relativos a 17 estados indicam que Jonathan conseguiu vencer em pelo menos 10 e que Buhari vai á frente em 6 estados do norte de maioria muçulmana.

Apesar da votação se ter processado, regra geral, num ambiente calmo, verificaram-se alguns incidentes depois de as urnas fecharem.

A explosão de uma bomba ontem à noite num hotel da cidade nortenha de Kaduna fez 8 feridos desconhecendo-se para já mais pormenores.

Verificaram-se também duas explosões na cidade de Maiduguri na região nordeste da Nigéria.

Observadores afirmaram entretanto que a taxa de participação foi bastante elevada nestas eleições no país mais populoso de África.

O presidente Jonathan prometeu melhorar a economia, a saúde e a educação. Ele chegou à presidência no ano passado na sequência da morte do seu predecessor Umaru Yaradua.

Quanto ao seu rival nestas presidenciais, Muhammadu Buhari, declarou que trabalharia no sentido de acabar com a corrupção e investir nas infra-estruturas nigerianas.

Disse igualmente que, caso perdesse, não contestaria o resultado.

XS
SM
MD
LG