Links de Acesso

Brasil: Clima eleitoral ofusca visita de Dilma aos EUA


Analistas politicos afirmam que o momento politico não foi muito propício para debater as questões bilaterais em profundidade.

A visita que a presidente brasileira Dilma Rousseff efectua aos Estados Unidos tem sido marcada por debates em torno da cooperação em áreas importantes.

Durante o encontro com a sua homóloga brasileira, o presidente Barack Obama disse terem-se registado “progressos enormes” no relacionamento entre os EUA e o Brasil, muito embora reconheça que ainda há muito para ser feito.

Obama falava na Casa Branca, durante a audiência concedida à presidente Dilma Rousseff, do Brasil.

O encontro serviu para os dois líderes debaterem as relações económicas bilaterais, o investimento, as inovações tecnológicas e questões de interesse global.

O presidente Obama sublinhou na ocasião o progresso social feito no Brasil e a posição mais forte da diplomacia de Brasília na arena política internacional.


No entanto, para o especialista em relações internacionais Diogo Costa, o clima de eleições americanas pode deixar as conversas entre os dois líderes muito no campo dos discursos.

O professor de relações internacionais do IBMEC lembra que as conversas entre os dois lados acontecem em um dos momentos históricos de menos hostilidades entre os dois países, porém o encontro pode não ser um momento de decisões concretas.

XS
SM
MD
LG