Links de Acesso

Angola e Cabo-Verde reforçam a cooperação no sector da defesa

  • Faustino Diogo

Rua de Luanda com o empolgante Edifício Atlântico, na capital de Angola (Arquivo)

Rua de Luanda com o empolgante Edifício Atlântico, na capital de Angola (Arquivo)

Ministro Jorge Tolentino está de visita à Luanda com promessas de promover a cooperação bilateral para lá dos niveis até então atingidos

O Ministro da Defesa de Cabo Verde está em Luanda para aprofundar a cooperação militar entre os dois países e esta manhã rendeu uma homenagem ao primeiro presidente de Angola, Agostinho Neto.

A chegada a capital angolana, Jorge Homero Tolentino Araújo, disse que a sua visita é uma antecâmara a assinatura em breve de alguns protocolos no domínio militar.

“Prevejo a preparação de caminho no sentido que venha haver acordos num futuro próximo a outro nível mais elevado.”

Durante a sua estadia de quatro dias em Angola Jorge Homero vai reunir-se com o ministro da defesa angolano, Cândido Van-Dúnem e outras autoridades militares onde vão procurar encontrar novas formas de cooperação no quadro das relações bilaterais no domínio da defesa e segurança.

“O objectivo de fundo é juntamente com o ministro da defesa de Angola encontrarmos novas formas e um novo fluxo no quadro das relações bilaterais nesse domínio. Países como Angola e Cabo Verde têm relações históricas, laços de profunda comunhão, têm a obrigação de em cada etapa procurar aprofundar cada vez mais as suas relações e é nesse quadro que aqui nos encontramos.”

Jorge Homero Tolentino Araújo ministro da defesa de Cabo Verde que durante a sua permanência em Angola vai também reunir-se com os militares cabo-verdianos que frequentam a Escola Superior de Guerra e o Instituto Superior Técnico Militar e visitará o Centro de Instrução dos Comandos.

XS
SM
MD
LG