Links de Acesso

Malanje: Nova escola vai acolher mil alunos

  • Isaías Soares

Malanje: Nova escola vai acolher mil alunos

Malanje: Nova escola vai acolher mil alunos

O estabelecimento de ensino “Palanca Negra” comporta 13 salas de aula para o primeiro e segundo ciclos

Malanje: Nova escola vai acolher mil alunos

Mais de mil crianças do município de Cangandala, a 28 quilómetros a sul da cidade de Malanje, deixaram de percorrer longas distâncias para frequentarem a escola.

De facto, um estabelecimento de ensino, denominado “Palanca Negra” que comporta 13 salas de aulas para o primeiro e segundo ciclo do ensino secundário foi entregue esta segunda-feira, aos petizes daquela localidade, pela vice-governadora para o sector político e social, Alice Van-Dúnem.

A melhoria das condições de trabalho no sector da educação e a consequente redução do número de crianças fora do sistema de ensino é a aposta do executivo desta província, reiterou a governante, dizendo “que a infra-estrutura trouxe para nós mais uma tranquilidade. Porque era uma grande inquietação ao sabermos, que os alunos teriam que percorrer muitos quilómetros para poderem ter o acesso a escola”.

Alice Van-Dúnem, que falava por ocasião dos 9 anos de paz em Angola, celebrados na segunda-feira, apelou aos presentes para cuidarem do imóvel público que custou mais de 34 milhões de kwanzas , numa altura em que faltam muitos espaços para acolher o maior número de crianças fora do sistema normal de ensino.

Em Cangandala, a administração vai construir ainda este ano outras 5 escolas, com 3 salas de aulas cada e uma residência para professores, no âmbito do programa de investimentos públicos do município.

Cerca de 8 mil crianças estão matriculadas no ano lectivo em curso naquela circunscrição, com 289 professores distribuídos pelas comunas sede, Caribo, Culamagia e Mbembo.

XS
SM
MD
LG