Links de Acesso

Nigéria em periodo eleitoral

  • Paulo Oliveira

Nigéria em periodo eleitoral

Nigéria em periodo eleitoral

Três eleições para a escolha de deputados, governadores e para a presidência na nação mais populosa de África

Na Nigéria os responsáveis eleitorais e as forças de segurança preparam-se para o sufrágio nacional deste sábado.

Trata-se da primeira de três eleições para a escolha de deputados, governadores e para a presidência na nação mais populosa de África.

O presidente da comissão eleitoral, Jega, indicou que as autoridades estão bem posicionadas para conduzir um sufrágio que considera vai satisfazer as aspirações dos nigerianos para sufrágios livres, honestos e credíveis.

“Estamos preparados em termos de logística, em termos de treino do pessoal, e em termos de ligação com as agencias de segurança para forneçam protecção antes, durante e após os sufrágios”.

A segurança é a maior preocupação tendo em consideração a série de atentados bombistas durante a campanha com vários grupos de militantes, no norte e no sul, ameaçando perturbar a votação.

Hafiz Ringim, o Inspector Geral da Policia Nigeriana, indicou que os agentes de segurança e os militares estão por todo país.

“Isto tem em vista assegurar que não seja dada qualquer oportunidade a bandidos, vagabundos para tentem perturbar os trabalhos eleitorais”.

O presidente Goodluck Jonathan adiantou que o governo trabalha no sentido de um sufrágio pacífico.

“Registaram-se actos de violência durante a campanha. Isso abriu os olhos às agências de segurança, que operam dia e noite, e que vão assegurar que as eleições não sejam perturbadas”.

Ao sufrágio deste sábado para deputados segue-se a eleição presidencial no outro sábado e a votação para os governadores a 16 de Abril.

XS
SM
MD
LG