Links de Acesso

Fazenda Pungo Andongo necessita dinheiro para campanha agrícola


Fazenda Pungo Andongo necessita dinheiro para campanha agrícola
Fazenda Pungo Andongo necessita dinheiro para campanha agrícola

Milho, feijão, soja e a fábrica de rações ainda não está a trabalhar.

A campanha agrícola 2011/2012 está as portas e a Fazenda Pungo Andongo, localizada na comuna do Pungo Andongo, município de Cacuso, a 119 quilómetros a sudoeste de Malanje, debate-se com recursos financeiros para a sua preparação.

O director Abel Martins de Sousa, disse ontem em Pungo Andongo, que necessita cerca de 25 milhões de dólares americanos para condimentar o processo de lavoura e ampliar a fábrica de fuba de milho.

“Dos recursos necessários para aquisição dos insumos, para aquisição da maquinaria agrícola estão avaliados em USD 12 milhões.

Para ampliação da fábrica de fuba de 1,5 tonelada para 10 toneladas/hora nós necessitaríamos de USD 9 milhões.

Para a aquisição dos equipamentos para o beneficiamento de feijão e da soja nós necessitaríamos de USD 980 mil, para aquisição de viaturas tecnológicas para a colheita e viaturas para assistência técnica e, isto perfaz um total global de USD 24.980 mil, cerca de USD 25 milhões”.

A Fazenda Pungo Andongo ocupa uma área de 33 mil hectares, onde 5 mil hectares pertencem a reserva ecológica e iniciou a sua actividade em 2006/2007, com 500 hectares de milho.

Abel Martins de Sousa, desde Outubro do ano passado à frente dos destinos da quinta, confirmou a realização na primeira e segunda época de mais de 1.100 hectares de milho e 250 de feijão.

“Para a segunda época estimamos 4 mil toneladas, 360 toneladas de feijão, perfazendo um total 4.360 toneladas.

Em termos de previsão global da produção, prevemos colher 8 mil toneladas de milho e 360 toneladas de feijão, isto vai dar uma produção na ordem das 8.360 toneladas.

A Fazenda tem a parte industrial, tanto possui uma fábrica de rações e uma fábrica de fuba de milho, tanto a fábrica de rações ainda não está a funcionar e, poderá ser inaugurada se alguns factores, que não dependem de nós se forem ultrapassados, nomeadamente a energia”.

Durante a campanha agrícola 2009/2010 a crise financeira internacional provou decréscimo de produção, o perímetro de foi de 754,8 hectares, feijão 321,4, fazendo um total de 1.076,2 hectares.

No termo da referida safra foram colhidas 314 toneladas de milho, 843 de soja e 13,5 toneladas de feijão, contabilizando 1.170,2 toneladas de produção.

A Fazenda Pungo Andongo não beneficia da energia eléctrica gerada pela barragem hidroeléctrica de Capanda, que dista a cerca de 30 quilómetros.

XS
SM
MD
LG