Links de Acesso

Guiné-Bissau: Crise eleitoral continua por resolver


Presidente interino reuniu-se com os 9 candidatos e com as chefias militares guineenses numa nova tentativa para ultrapassar a crise.

O presidente interino da Guiné-Bissau, Raimundo Pereira, reuniu-se hoje com os 9 candidatos às presidenciais e com as chefias militares guineenses numa nova tentativa para ultrapassar a crise eleitoral.

Na reunião foi decidido criar uma nova comissão encarregada de apresentar na próxima segunda-feira um relatório à Comissão Nacional Eleitoral.

Entretanto o segundo candidato mais votado, Koumba Yala, reiterou a sua decisão de não participar na segunda volta das presidenciais.

No meio da actual incerteza política e um dia depois da CNE ter publicado resultados definitivos das eleições presidenciais antecipadas do passado dia 18 de Março, o presidente da república interino, Raimundo Pereira, que ontem regressou do Costa do Marfim, juntamente com o chefe do estado-maior general das forcas armadas, António Indjai, chamou os actores políticos, militares e da sociedade civil, entre os quais chefes religiosos, para uma reunião de carácter de emergência. Reunião que juntou todos os nove candidatos que concorreram a estas eleições, além das chefias militares

Como resultado do encontro criou-se uma comissão, composta de elementos do movimento nacional da sociedade civil e Lideres religiosos. O objectivo é falar com os protagonistas políticos sobre o processo em causa.

Trata-se pois de um encontro entre os guineenses para tentar ultrapassar a crise pós-eleitoral, marcada por contestação de cinco candidatos, entre os quais Koumba Yala, que se recusou a participar na segunda volta do escrutínio marcado para o dia 22 de Abril próximo, sob alegações de registos de fraudes na primeira volta. Koumba Yala que à saída desta reunião reafirmou a sua posição de não participar na segunda volta das presidenciais. Disse contudo privilegiar o diálogo na democracia.

XS
SM
MD
LG