Links de Acesso

Polícia angolana ainda não investigou vandalismo contra NGO


Edifício do governo provincial de Luanda
Edifício do governo provincial de Luanda

Em pouco menos de duas semanas quatro viaturas atacadas

A polícia nacional não se pronunciou ainda sobre vandalizações sobre os bens patrimoniais da organização Mãos Livres, ocorridas durante o mês que está a findar, ou mensagens e telefonemas anónimos de ameaças de morte enviadas a funcionários seus.

Em pouco menos de duas semanas quatro viaturas atacadas. Os prejuízos ultrapassam os 50 mil dólares americanos.

O caso mais recente envolve o advogado Afonso Mbinda, cuja viatura Toyota, foi assaltada na semana passada, no mesmo local de estacionamento. Do balanço efectuado, vidros partidos, elevadores de vidros e rádio reprodutor arrancados.

Quando perguntado se sentia que a sua organização corria perigo, Afonso Mbimba não teve meias medidas em responder que sim. A organização a que pertence está ameaçada.

Paulo de Almeida é comandante Geral Adjunto da polícia, minimizou a ocorrência que não quis associar a qualquer acção de motivação política.

No Huambo uma das viaturas ficou totalmente queimada. No local foram encontrados vestígios que apontavam para fogo posto, como seja, serradura de madeira e recipiente, contendo sobras de combustível. Sobre o assunto o responsável da polícia lembrou que ocorrências idênticas já tinham tido lugar em Luanda.

Os escritórios são frequentados por centenas de pessoas que buscam diariamente assistência judiciária; são gentes de baixa renda que não têm onde recorrer.

Pelo seu protagonismo, a Associação Mãos Livres tem sido citada por dirigentes afectos ao governo como estando aliada a supostos promotores de manifestações a partir do exterior do país.

Desde o dia 7 de Março, data para a qual uma manifestação pública havia sido convocada por pessoas desconhecidas, os bens da organização de defesa dos direitos humanos e prestação de assistência judiciária tornaram-se um alvo preferencial.

Apesar de ter prometido reforçar o patrulhamento, a polícia tem sido reiteradamente fintada.

XS
SM
MD
LG