Links de Acesso

Bento Bembe: Falar em autonomia de Cabinda é oportunismo


António Bento Bembe, secretário de Estado angolano para os Direitos Humanos
António Bento Bembe, secretário de Estado angolano para os Direitos Humanos

Partidos que advogam autonomia não a concediam se estivessem, no poder, diz Bembe

O secretário de Estado para os Direitos Humanos, António Bento Bembe chamou oportunistas a todos os líderes políticos da oposição que evocam um estatuto autónomo para Cabinda como forma de se acabar com as reivindicações independentistas.

Tais intenções segundo Bento Bembe são eleitoralistas e visam somente distrair a população de Cabindas suas realidades histórico-geográficas e do seu reconhecimento como povo.

O também líder do Fórum Cabindes para o Diálogo disse não reconhecer ter havido de qualquer instituição angolana uma manifestação de se conferir um estatuto autónomo para Cabinda e classifica esses discursos de eleitoralistas e falsos porque ninguém teria no seu dizer uma coragem política para conferir aos cabindas um estatuto de autonomia administrativa e política.

Seis anos depois da assinatura do memorando de entendimento para a paz e reconciliação para o enclave Bento Bembe disse ser difícil erradicar o sentimento independentista na população de Cabinda por causa dos índices elevados de pobreza, subdesenvolvimento e sobretudo da má gestão dos fundos públicos alocados para a região.

XS
SM
MD
LG