Links de Acesso

Lubango vai ter melhor abastecimento de água

  • Teodoro Albano

Lubango vai ter melhor abastecimento de água

Lubango vai ter melhor abastecimento de água

"Somos um província feliz" - director de águas

A cidade do Lubango pode conhecer em breve melhorias significativas no abastecimento de água aos seus habitantes, por força de uma linha de crédito do governo alemão de noventa milhões de euros que prevê financiar a requalificação do velho sistema de produção e distribuição do precioso líquido a capital da Huíla.

O projecto de três anos a iniciar este ano prevê de entre outros o aumento da capacidade de armazenamento dos actuais 4 para 60 mil metros cúbicos de água para a cidade do Lubango.

Três mil novos contadores e mais de 140 mil novos contratos deverão ser assinados até ao final do projecto que prevê ainda um estudo hidro-geológico para determinar eventuais caudais de água na cidade.

O director de energia e águas da Huíla, Abel Costa, disse que os primeiros resultados do projecto começarão a ser conhecidos ainda no presente ano.

Para o resto da província que conta com 14 municípios, Abel Costa, garante que a Huíla será das regiões do país cujo interior estará melhor servido em termos de acesso das populações ao líquido precioso.

“Noque diz reespeito a comunas faltam-nos simplesmente duas que pertencem ao município de Chipindo que é a comuna do Bunjei e a comuna do Bambi," disse.

"Este ano vamos chegar lá e por isso podemos dizer que nós somos uma província feliz nesse particular onde o nível de cobertura sobretudo nas sedes municipais e comunais têm uma execução física na ordem de quase 90 por cento se não 95 por cento,” acrescentou

O director de energia e águas da Huíla Abel Costa disse que parte dos esforços no abastecimento de água no interior da província deve-se ao Programa Água para Todos” de iniciativa presidencial que na região já consumiu aos cofres do estado até Dezembro passado cerca de dez milhões de dólares.


XS
SM
MD
LG