Links de Acesso

Japão: Radiação e plutónio detectados fora do complexo nuclear


Japão: Radiação e plutónio detectados fora do complexo nuclear

Japão: Radiação e plutónio detectados fora do complexo nuclear

Número de mortos dp terramoto e tsunami é agora de 1.800. Outras 16.200 pessoas estão dadas como desaparecidas.

Entidades oficiais japonesas disseram que foram encontrados vestígios de plutónio altamente radioactivo no solo em cinco lugares na zona afectada pelo recente tremor de terra no Japão.

Técnicos disseram acreditar que o plutónio está a escapar do combustível nuclear nos reactores danificados.

A companhia de electricidade de Toquio que controla o complexo nuclear disse no entanto não acreditar que os níveis de plutónio fossem suficientemente altos para serem considerados perigosos para a saúde humana

Um destacado funcionário governamental japonês disse anteriormente haver suspeitas que uma fusão parcial de um dos reactores nucleares do complexo de Fukushima está a criar depósitos de água altamente radioactiva.

Um destacado funcionário governamental japonês disse haver suspeitas que uma fusão parcial de um dos reactores nucleares do complexo de Fukushima está a criar depósitos de água altamente radioactiva que técnicos dizem terem sido encontrados fora do complexo.

O secretario do gabinete governamental Yukio Edano disse que a prioridade do governo é impedir que água contaminada penetre no sistema de agua subterrânea. Edano apelou aos residentes para permanecerem a pelo menos 20 quilómetros da zona de evacuação que continua a ser extremamente perigosa.

Contaminação radioactiva tem estado a alastrar-se para a água do mar e para o solo nas ultimas duas semanas desde que os sistemas de refrigeração foram gravemente danificados no tremor de terra de terra e tsunami de 11 de Março.

A água contaminada parece estar a escapar de um dos reactores danificados depois de ter entrado em contacto com varetas de combustível que se fundiram dentro do nucleo do reactor.

A descoberta de água contaminada é mais um reves para as equipas de reparação que tem estado a tentar reparar sistemas de refrigeração destruídos pelo terramoto e tsunami há mais de duas semanas.

As autoridades confirmaram que o numero de mortos da tragédia é agora de 1.800 e que outras 16.200 pessoas estão dadas como desaparecidas.

A televisão nacional NHK disse que 193 mil pessoas estão a viver em centros de evacuação, uma redução em comparação com as 300 mil pessoas que estavam nesses centros na semana passada.

A companhia de energia eléctrica de Tóquio que controla o complexo nuclear disse hoje que os níveis de radiação na agua quew escapou para o exterior são extremamente altos.

Entidades oficiais disseram que vão continuar a monitorizar a água do mar e que terão agora que estabelecer um plano para monitorizar a radiação no sub solo.

As autoridades estão preocupadas pcom os altos níveis de rádio actividade detectados no oceano em zonas a leste do complexo e disseram hoje que a contaminação parece estar a movimentar-se para o norte ao longo da costa.

Edano disse que a água contaminada parece ser prveniente da câmara de pressao que foi exposta a varetas fundidas do nucleo do reactor.

Isto serviria pra confrimar suspeitas que o reactor sofereu uma fusão parcial e que água esta a escapar da câmara de pressão.

A companhia de electricidade disse que agua encontrada numa valeta fora do reactor dois estava a emitir radiação a uma nível de mais de mil millisieverts por hora.

XS
SM
MD
LG