Links de Acesso

Presidente Obama no Brasil para visita de dois dias


Presidente Obama no Brasil para visita de dois dias
Presidente Obama no Brasil para visita de dois dias

A visita é considerada uma oportunidade para os dois países ampliarem negócios, acordos de cooperação e promoverem uma reaproximação política

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, iniciou uma visita de dois dias ao Brasil, considerada como um grande momento para os dois países ampliarem negócios, acordos de cooperação e promoverem uma reaproximação política.

Barack Obama desembarcou esta manhã na Base Aérea de Brasília acompanhado da família e de uma ampla delegação oficial que inclui a sua equipa económica.

A agenda deste sábado em Brasília inclui um encontro bilateral com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto e a assinatura de acordos de cooperação no Itamaraty, onde o presidente almoça. No mesmo local, Obama participa num fórum com empresários. No final do dia, o presidente dos Estados Unidos se encontra novamente com a presidente Dilma Rousseff, desta vez no Palácio da Alvorada.

A segurança para esta visita do presidente americano é uma das maiores já realizadas no Brasil e envolve, só em Brasília, pelo menos, 3 mil homens do Exército, Polícia Federal, Serviço Secreto Americano, Polícias Militar e Civil do Rio de Janeiro.

No início da noite, o presidente Barack Obama desembarca com a família no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. À exemplo da capital federal, o esquema de segurança para receber o líder mundial é extremamente rígido.

Neste sábado, novas vistorias são feitas ao longo do percurso e locais por onde o presidente e comitiva devem passar. Algumas ruas junto da Praça da Cinelândia já foram fechadas, e amanhã essas interdições serão ampliadas. Também será proibido o estacionamento de veículos nas proximidades do Theatro Municipal, palco do discurso de Barack Obama.

Barack Obama, a esposa Michelle e as filhas ficam hospedados no Hotel Marriott, em Copacabana, uma das áreas mais charmosas da cidade “maravilhosa”, como também é conhecida. Na manhã de domingo, está prevista a visita da família Obama ao Cristo Redentor, principal cartão-postal da cidade.

O líder americano deve em seguida visitar a Cidade de Deus, comunidade do Rio que tem hoje a Unidade de Polícia Pacificadora. Depois de almoçar, Obama segue, então, para o centro do Rio de Janeiro, onde faz, à tarde, o seu discurso no Teatro Municipal.

Ainda não está confirmado o número de pessoas que terá acesso ao teatro, com capacidade para pouco mais de duas mil. A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, não detalhou os motivos da mudança de planos com relação ao discurso ao povo brasileiro, só informou que ela ocorreu por uma série de preocupações com a realização do evento ao ar livre.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Consulado Americano, no Rio de Janeiro continua destacando que Obama, mesmo em ambiente fechado e restrito, quer falar para todo o povo brasileiro.

Barack Obama, a mulher Michel e as duas filhas ficam no Rio de Janeiro até à manhã de segunda-feira . Depois, a comitiva presidencial segue para o Chile.

XS
SM
MD
LG