Links de Acesso

Egipto: Hillary Clinton visita a Praça Tahrir


Egipto: Hillary Clinton visita a Praça Tahrir

Egipto: Hillary Clinton visita a Praça Tahrir

Secretária de Estado Norte-americana prometeu apoiar o processo de mudança política

A Secretária de Estado norte-americana visitou a Praça Tahrir, o epicentro da contestação popular que conduziu a queda do regime do líder egípcio Hosni Moubarak.

Hillary Clinton disse, no momento, que visitar a histórica Praça é uma fantástica recordação do poder do espírito humano e do desejo de liberdade, direitos humanos e democracia.

Clinton foi saudada pelos egípcios que afluíram a Praça Tahrir, quarta-feira, no momento da sua visita.

Nesta sua visita de dois dias ao Egipto a Secretária de Estado americana tem por missão encorajar o governo nacional de transição a avançar com as reformas democráticas.

Antes da sua passagem pela Praça Tahrir Clinton tinha se reunido com o primeiro-ministro Essam Sharaf.

“Estou interessada em ajudar, de todas as formas que pudermos nessa mudança, e em tudo o que for preciso fazer. Dizia a um dos ministros que temos uma expressão, que é parecida ao momento que bebemos a água numa torneira em fogo… há muito a ser feito. Mas os Estados Unidos estão prontos para ajudar com todos os meios possíveis para traduzir o que aconteceu na Praça Tahrir numa nova realidade para o Egipto.”

Clinton é por enquanto o mais alto membro do governo americano a visitar o Egipto desde os protestos anti-governamentais que conduziram a resignação do presidente Moubarak.

O governo egípcio anunciou ontem a dissolução da agência de segurança do Estado, uma decisão aplaudida pela secretária de Estado norte-americana. O ministério do interior indicou que a agência em causa será substituída por uma nova força de segurança.

Depois do Egipto Clinton deverá seguir para a Tunísia, o ponto de partida dos protestos que estão a varrer muitos países do Médio Oriente e do Magreb.

XS
SM
MD
LG