Links de Acesso

Cabo Verde: Campo de concentração do Tarrafal alvo de um colóquio


Ilha do Fogo, Cabo Verde

Ilha do Fogo, Cabo Verde

Depois da cidade da Praia, a cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente acolhe o colóquio sobre os “deportados políticos e colónias penais no arquipélago”.

Depois da cidade da Praia, a cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente acolhe o colóquio sobre os “deportados políticos e colónias penais no arquipélago”.

Tal como aconteceu na capital do país, os académicos portugueses e cabo-verdianos debatem essa questão, que O colóquio visa promover os estudos de historiografia portuguesa e cabo-verdiana, reforçando o diálogo entre instituições dos dois países.

Ana Cordeiro, do Centro Cultural Português, promotor do evento, destaca a importância da iniciativa, que tem por objectivo manter viva a memória do campo de concentração do Tarrafal de Santiago, como símbolo de luta pela liberdade dos cabo-verdianos e não só:

“Tanto de cabo-verdianos, como portugueses como angolanos, que se comemora este ano os 50 anos da chegada dos presos angolanos ao Tarrafal, mas também não esquecer outras lutas, outros Tarrafais, principalmente o Tarrafal de São Nicolau que corresponde a um período de luta anterior, a relembrar também as lutas politicas ocorridas no século 19 entre liberais e absolutistas e depois no final dos republicanos, porque todas essas lutas pela liberdade trouxeram como vitimas para Cabo Verde muitos degredados, muitos deportados…”

Para o vereador da Cultura e Desporto da Câmara do Tarrafal de Santiago e investigador, José Soares, infelizmente muita gente não valoriza a referida região que tem um passado histórico, que merece ser valorizado:

“Eu costumo dizer que nós damos atenção aquilo que nos sentimos. Infelizmente, até agora ninguém sente o Tarrafal. Ninguém considera o Tarrafal como uma região ou um património. Por isso já se falou muito, já se disse muito, mas tem de se pensar falar do Tarrafal com os tarrafalenses. Primeiro, falar do Tarrafal com quem não conhece pensa que se calhar só com teoria pode fazer do Tarrafal um património mundial”.

Depois da Praia, a cidade do Mindelo acolhe amanhã o colóquio que aborda a questão dos deportados políticos e colónias penais em Cabo Verde, evento que é organizado pelo Centro Cultural Português.

XS
SM
MD
LG