Links de Acesso

Navio americano retido no Lobito: Washington exige explicações


Guverner Kolorada proglasio vanredno stanje. U požaru kod Kolorado Springsa poginula je jedna žena dok je uništeno skoro 43.000 hektara šume.
Guverner Kolorada proglasio vanredno stanje. U požaru kod Kolorado Springsa poginula je jedna žena dok je uništeno skoro 43.000 hektara šume.

Washington vai exigir das autoridades angolanas uma explicação clara sobre as motivações que levam à retenção de um navio cargueiro americano no porto do Lobito.

O governo americano vai exigir das autoridades angolanas uma explicação clara sobre as motivações que levam à retenção de um navio cargueiro americano no porto do Lobito.

Fontes da VOA, disseram que, o encarregado de negócios dos Estados Unidos em Luanda, David Brooks, se reuniu segunda-feira à tarde com o ministro das Relações Exteriores de angolanas, George Chicoty, para tentar por fim ao impasse resultante da retenção do cargueiro de bandeira americana, Maersk Constellation, pelas autoridades angolanas.

Recorda-se que o navio e a sua tripulação estão retidos no Lobito desde o dia 28 de Fevereiro devido a questões aduaneiras, depois das autoridades angolanas terem descoberto a bordo um carregamento de quatro contentores com munições.

Depois das autoridades do Quénia terem reivindicado a propriedade do material de guerra, fontes da VOA informaram que Luanda começou a levantar a questão do estatuto legal dos 23 tripulantes do navio que se encontram no Lobito sem vistos.

As autoridades angolanas dizem agora suspeitar que, para além de munições, o navio americano retido no porto do Lobito, também transportará a bordo armamento.

As autoridades locais, em Benguela, apresentaram entretanto uma proposta a Luanda para a descarga das 15 toneladas de bens alimentares que seriam destinadas a outros países africanos, entre os quais Moçambique.

A embaixada americana numa declaração disse que, a ajuda humanitária a Moçambique e outros países constituída por "bens perecíveis" está agora em risco devido aos atrasos na resolução do problema do navio detido.

Clique na barra sobre este texto e ouça os pormenores com o António Capalandanda.

XS
SM
MD
LG