Links de Acesso

Malanje: Só há 30 enfermeiros para as 400 aldeias de Calandula


Um aspecto da cidade de Malanje
Um aspecto da cidade de Malanje

Município poderá recrutar 25 enfermeiros, com carácter de urgência, sem concurso público

A assistência médica e medicamentosa para as populações das cerca de 400 aldeias do município de Calandula, a 85 quilómetros a norte de Malanje, é dificultada pelo número irrisório de 30 enfermeiros.

Para minorar o deficit de centenas de enfermeiros e outros especialistas, a Administração Municipal da circunscrição das quedas de Calandula, poderá recrutar até 25 enfermeiros, usando a prerrogativa de contratação de pessoal a tempo certo, antes da realização de qualquer concurso público.

O administrador da localidade, Manuel Campos disse que a necessidade é urgente para satisfazer a cobertura dos postos já existentes, que se juntarão aos que serão inaugurados nas comunas de Cateco – Cangola e Kinge.

A proposta está em estudo e dependerá em grande medida da cota a ser disponibilizada pelo Ministério da Administração do Território, depois de ser homologado pelo governador de Malanje.

O candidato, sem qualquer vínculo na função pública que aceite a seguir a um teste na escola técnica de enfermagem de Malanje vai auferir salários, a priori, provenientes do fundo da Administração Municipal de Calandula.

As infra-estruturas sanitárias foram construídas e aguardam pelos correspondentes apetrechamentos.

“Nós temos um hospital que está em condições muito difíceis, que está degradado. Temos mais de 17 postos de saúde, porque no ano passado inauguramos 3 novos postos e neste momento estão concluídos centros modernos no Kinge e outro centro na comuna do Cateco – Cangola, que brevemente serão apetrechados e postos a disposição da população. Continuamos a envidar esforços para a recuperação da casa para os médicos e a casa do director do hospital para que possamos os médicos cubanos, que já se encontram na cidade de Malanje e prontos a virem aqui para participarem na assistência médica e medicamentosa às populações. O nosso Hospital Municipal está em curso discussões a nível do empreiteiro e do dono da obra, no caso, vertente Ministério do Planeamento para que as obras do Hospital de Calandula já estão quase no fim”.

O Hospital Municipal de Calandula, a cargo da empreiteira Lena Maconang, pode ser concluído este ano, numa altura em que a região não possui sequer um médico, apesar de ser semanalmente visitada por milhares de turistas nacionais e estrangeiros.

XS
SM
MD
LG