Links de Acesso

Gana: Uma magnífica história de sucesso, diz presidente Obama


Presidente Obama saudou os avanços politicos no Gana e realçou a realização das eleições presidenciais deste ano em que o seu visitante Atta Mills poderá ser reeleito no cargo

Presidente Obama saudou os avanços politicos no Gana e realçou a realização das eleições presidenciais deste ano em que o seu visitante Atta Mills poderá ser reeleito no cargo

Numa audiência na Casa Branca com o seu homólogo ganense o presidente Obama prometeu um dia visitar de novo Accra

O presidente Barack Obama deu ontem boas-vindas ao presidente do Gana John Atta Mills que se encontra de visita oficial aos Estados Unidos.

O Gana comemorou esta semana o 55º aniversário de sua independência, como o primeiro país independente da África subsaariana.

Os dois presidentes debateram as questões de boa governação e transparência das instituições em África, assim como a relações comerciais bilaterais.

Além da audiência de ontem na Casa Branca com o presidente Obama, o Chefe de Estado ganense tem previsto reuniões com o procurador geral Eric Holder, o Secretário de Energia Esteven Chu e com o administrador da Agencia Americana para o Desenvolvimento Internacional – USAID – Rajiv Shah.

O presidente John Atta Mills deverá visitar amanhã o memorial de Martin Luther King antes do encontro com dois senadores americanos.

Durante a audiência na Casa Branca em que os dois presidentes abordaram a conjuntura política africana assim como as relações bilaterais, o presidente Obama realçou o exemplo do Gana.

“Penso que o Gana tem provado ser um modelo em África no que toca as suas práticas democráticas. E eu aprecio imenso os esforços do presidente Mills não apenas para assegurar eleições livres, mas também para combater a corrupção, aumentar a transparência, e fazer com que o governo trabalhe para o povo e não para apenas alguns.”

O presidente Obama acrescentou ainda que o presidente John Atta Mills deverá ser reeleito este ano.

Por sua vez o presidente ganense agradeceu Obama pela gentileza da sua visita em 2009, e afirmou que os dois países partilham valores democráticos tendo-se referido as eleições presidenciais deste ano no Gana previstas para o mês de Dezembro.

“Temos eleições este ano, mas vamos assegurar antes de tudo que haja paz antes e depois dos escrutínios. Quando não há paz, não são os líderes que sofrem, são as pessoas comuns que nos elegeram. Portanto temos um grande desafio, e conhecemos alguns dos nossos amigos que em África estão olhando orgulhosamente para nós, e não vamos ousar em decepcioná-los.”

O presidente Obama apelidou o Gana de uma “ magnífica história de sucesso” com alto crescimento económico, alto e bom nível de produção e segurança alimentar, e fortes investimentos estrangeiros e deu como exemplos a colaboração entre os Estados Unidos e o Gana na produção eléctrica e créditos as pequenas e médias iniciativas empresariais.

O presidente americano felicitou ainda o Gana como um “actor responsável” ao nível mundial, incluindo nos esforços para estabilizar e reduzir os conflitos em África, e na parceria com os Estados Unidos nas Nações Unidas e aos outros níveis.

Obama concluiu dizendo que espera visitar o Gana num futuro próximo.

XS
SM
MD
LG