Links de Acesso

Habitantes do Lubango celebram Carnaval


Cidae do Lubango, capital da Huila, Angola
Cidae do Lubango, capital da Huila, Angola

Milhares de foliões descem esta Terça-feira à Praça João Paulo II no Lubango para celebrar a edição de 2011 do Carnaval. Para a tradicional festa popular, a Huíla viu inscritos 22 grupos carnavalescos entre os quais 10 de adultos e 12 infantis.

7 MAR 2011 - Milhares de foliões descem esta Terça-feira à Praça João Paulo II no Lubango para celebrar a edição de 2011 do Carnaval. Para a tradicional festa popular, a Huíla viu inscritos 22 grupos carnavalescos entre os quais 10 de adultos e 12 infantis.

Os responsáveis da Cultura na região falam das condições criadas para levar a cor e a alegria às ruas do Lubango;

“ Os grupos receberam com alguma antecedência a ajuda que o governo disponibiliza para a confecção dos trajos e acreditamos que o colorido vai ser melhor a mobilização foi boa acredito que vai ser bom.”

Maria Gomes directora da Cultura na Huíla.

Os prémios estão garantidos. Na classe de adultos o primeiro classificado deverá receber 700 mil kwanzas, sete mil dólares americanos, enquanto no infantil 400 mil kwanzas, 4 mil dólares americanos, será atribuído ao vencedor. O prémio é atribuído até ao terceiro classificado.

A Polícia garante que na euforia da festa será implacável para com os incautos.

A corporação tem mobilizado 1000 efectivos para garantir segurança durante a festa. Mas a Polícia não estará só nesta empreitada revelou o director para a Ordem Pública, superintendente-chefe, Fernando António.

“ Nós também contámos para o efeito, com a colaboração de outras forças de defesa a segurança, o corpo de serviços de protecção civil e bombeiros, os efectivos da Polícia Militar afectos ao Comando da Quinta Região bem como também com os Serviços de Informação do Estado. Para dizer que nós estamos neste momento a procurar realizar prelecções com os nossos efectivos no sentido de incutir neles o espírito de missão, na necessidade de actuarmos na base daquilo que são os princípios estatuídos nos nossos regulamentos evitando a máxima força, evitando, digamos, a utilização de forças de meios violentos fora do necessário.”

Polícia na Huíla promete mão pesada para os infractores durante a celebração do Carnaval nesta terça-feira na Huíla.

XS
SM
MD
LG