Links de Acesso

EUA: Mitt Romney vence primária no Ohio por margem mínima


Romney saudando os apoiantes no Estado do Ohio, dia antes da eleição que o garantiu um vitoria a margem mínima

Romney saudando os apoiantes no Estado do Ohio, dia antes da eleição que o garantiu um vitoria a margem mínima

Antigo governador de Massachusetts e candidato a nomeação presidencial Republicana venceu 6 das 10 eleições da Super Terça-feira

O antigo governador do Estado de Massachusetts, Mitt Romney obteve uma vitória por margme mínima nas eleições primárias Republicanas da chamada Super Terça-feira, de ontem em 10 Estados norte-amrricanos.

Mitt Romney ganhou a tangente o antigo governador da Pensilvânia o senador Rick Santoroum no Estado do Ohio, o maior em termos de delgados das eleições estaduais da Super Terça-feira.

Romney venceu igualmente no seu Estado de Massachusetts, na Virgínia, Vermont e Idaho. Com esta vitória ele obtém um avanço considerável em número de delegados em relação ao seu mais directo adversário Rick Santorum e dos outros restantes candidatos, nomeadamente o antigo presidente da Câmara dos Representantes Newt Gingrich e o congressista do Texas Ron Paul.

Romney falou aos apoiantes na sua sede de campanha em Massachusetts.

“Para milhões de americanos que olham a volta e não vêem outra coisa senão o trabalho que procuram e as facturas que não têm como pagar, eu tenho uma mensagem. Vocês não estão perdidos. Têm um presidente que vos enganou, e isso vai mudar.”

Apesar da sua derrota a margem mínima no Estado do Ohio, Rick Santorum pôde saborear vitórias nos Estados do Tennessee, Oklahoma e Dakota do Norte. Ele continua a beneficiar-se de uma base de apoio conservadores, sobretudo aqueles que andam preocupados com as questões sociais e a redução do peso do governo federal.

“Não somos um grande país porque temos um grande e muito poderoso governo. Somos um grande país porque acreditamos que o direito de liberdade não vem do governo, mas sim no documento da nossa fundação, a Declaração da Independência diz que os nossos direitos vêm do criador.”

Newt Gingrich teve por sua vez um regresso comedido com a vitória no seu antigo Estado de Geórgia. Um resultado que reflecte a sua incapacidade em progredir noutros Estados sulistas como Tennessee e Oklahoma.

“Nós sobrevivemos aos esforços da elite nacional em querer matar-nos no Verão. Por vossa causa, por causa do povo que disse que não vamos permitir que a elite decida quem somos permitidos a nomear candidato.”

O congressista Ron Paul ficou bem no fundo da tabela na maioria dos 10 Estados, e ainda assim faz questão de continuar na corrida para a nomeação Republicana, embora se pense que as suas chances são cada vez menores.

Os 10 Estados da Super Terça-feira, contabilizam mais de 400 delegados. Para assegurar a nomeação do partido, os candidatos precisam de obter 1144 delegados, e a validação deverá ter lugar em finais de Agosto em Tampa na Florida o palco este ano da convenção Republicana.

XS
SM
MD
LG