Links de Acesso

Presidente de São Tomé visita Guiné-Equatorial


Golfo da Guiné com o alinhamento das ilhas de São Tomé e Príncipe e do Bioko e Ano-Bom ( parte do territorio da Guiné-Equatorial)
Golfo da Guiné com o alinhamento das ilhas de São Tomé e Príncipe e do Bioko e Ano-Bom ( parte do territorio da Guiné-Equatorial)

Pinto da Costa fala dos laços históricos com Malabo, e propõe reforçar a cooperação bilateral durante os 3 dias de visita oficial

O presidente santomense Manuel Pinto da Costa iniciou esta tarde uma visita oficial de 3 dias a vizinha Guiné-Equatorial a convite do seu homólogo Teodoro Obiang Nguema Mbsogo.

Além do reforço da cooperação bilateral os dois países deverão assinar um acordo no âmbito comercial entre as respectivas Câmaras de Comércio. O antigo presidente santomense Fradique de Menezes integra igualmente a comitiva presidencial. Menezes faz parte de uma delegação de cerca de uma dezena de empresários santomenses que acompanham Pinto da Costa nesta sua visita oficial ao estrangeiro.

Terceiro maior produtor de petróleo na África subsaariana a Guiné-Equatorial pode ser mais uma porta de saída para o governo santomense que procura diversificar os parceiros de cooperação e sobretudo obter mais ajudas para o desenvolvimento. As receitas arrecadadas pelo governo de Malabo através da exploração de petróleo têm sido um atractivo para investimentos estrangeiros assim como serviram para lançar as bases para a expansão regional.

A Guiné-Equatorial tornou-se num país incontornável e pese embora a compleição autocrática do seu governo, ao nível do continente este país tem vindo a criar novas alianças. O país de Teodoro Obiang Nguema acabou de exercer a presidência rotativa da União Africana e acolheu recentemente e em conjunto com o vizinho Gabão a Copa Africana das Nações em Futebol – CAN2012.

São Tomé Príncipe procura assim tirar proveitos de uma antiga antiga e também das oportunidades geradas com a exploração do petróleo. O carácter as vezes pessoal na relação entre esses dois Estados, tem no entanto diluído a importância de uma cooperação estratégica bilateral intermitente entre São Tomé Malabo.

XS
SM
MD
LG