Links de Acesso

O dia dos 100 pontos de Chamberlain


Para a história. No balneário após o jogo Chamberlain pousou para os fotográfos.
Para a história. No balneário após o jogo Chamberlain pousou para os fotográfos.

Há 50 anos atrás Chamberlain marcou 100 pontos num jogo contra o New York Knicks

Celebrou-se Sexta-feira o 50º aniversário de um dos mais inéditos recordes do basquetebol..

A 2 de Março de 1962 Wilt Chamberlain marcou 100 pontos na vitória da sua equipa - Filadélfia Warriors - sobre o New York Knicks por 169-147.

Nesse jogo Chamberlain estabelceu também um recorde de maior número de lances-livres convertidos.

Nessa mesma época Chamberlain teve uma média de 50,4 pontos por jogos e antes dos seus 100 pontos contra o New Yok Knicks tinha estabelecido o recorde de 78 pontos num jogo em Dezembro.

Em 2008 Kobe Bryant que ainda joga no Los Angeles Lakers marcou 81 pontos num jogo contra o Toronto. Brytants disse depois da sua proeza ser "impensável" em marcar 100 pontos num jogo. "Só a pensar nisso fica-se cansado," disse

O jogo em que o rocorde foi estabelecido não foi televisionado e não existem filmes do jogo. O estádio encontrava-se meio vazio ( apenas 4.124 espectadores) pois na altura o basquetebol ainda não era um jogo que atraísse as multidões que hoje presenciam os jogos e estava-se no final da época. Existe contudo uma gravação pois o relato do jogo estava a ser feito por uma estação de radio local.

Um pormenor curioso é que o jogo foi oficialmente registado como tendo terminado com o resultado de 169-147 mas o relato radiofónico dá o resultado final como 169-150.

O recorde de mais pontos marcados num jogo não pertence a esta partida mas sim a um jogo em 1983 em que o Detroit Pistons bateu o Denver Nuggets por 186-184 num jogo que teve três prolongamentos

O ano do recorde dos 100 pontos deu-se na terceira época de Chamberlain (2m,16) na NBA.

XS
SM
MD
LG