Links de Acesso

EUA: Republicanos votam no Arizona e Michigan


A falar ao mesmo tempo. Rick Santorum e Mitt Romney
A falar ao mesmo tempo. Rick Santorum e Mitt Romney

Santorum inquieta dirigentes republicanos

Os eleitores americanos foram hoje às urnas em eleições primárias do Partido Republicano, havendo agora receios que a disputa se poderá arrastar até á copnvenção do partido em Agosto.

Os eleitores votavam hoje no estados do Arisona e Michigan.
Nestas primarias estão praticamente só em contenda o antigo governador do Massachussests Mitt Romney e o antigo senador Rick Santorum já que os outros candidatos preferiram dar prioridade ás primàrias da “super Terça-feira” no próximo dia 6 de Março.

Mitth Romney deverá vencer o Arizona mas em Michigan, onde Romney cresceu e onde o seu pai foi governador, as sondagens indicam uma luta renhida.

Santorum tem vindo a tentar apelar á base conservadora republicana fazendo campanha em questões sociais como oposição ao aborto, aos casamentos entre homsexuais e outras questões.

“Não vou deixar que as elites venham com ideologias falsas e ideias falsas para vos roubar a liberdade e impôr um controlo governamental nas vossas vidas,” disse ele num recente comício

Mas as declarações de Santorum têm vindo a levantar inquietação entre muitos Republicanos, particularmente pelos receios que isso possa alienar os eleitores independentes que serão essenciais nas presidenciais de Novembro contra o presidente Barack Obama.

Santorum causou grande controvérsia quando acusou o presidente Obama de ser “um snob” por querer dar acesso à universidade a todos os jovens que o queiram.

O antigo senador ainda mais controvérsia causou quando disse não acreditar que a separação histórica nos Estados Unidos entre a religião e o governo seja algo de absoluto.

De qualquer modo Santorum tem a possibildiade de vencer Michigan apesar das sondagesn estarem a indicar uma queda de apoio. Uma vitória de Santorum constituiria um sério embaraço para Romney que como dissemos ali cresceu e onde o seu pai foi governador.

Há crescentes receios entre os republicanos que a luta pela nomeação de um candidato do partido se vá ainda prolongar por vários meses o que poderá prejudicar o partido nas eleições de Novembro.

Romney disse, contudo estar convencido que ele será o candidato

“É dificil prever porquanto tempo este processo vai continuar maas estou convencido que serei o candidato e estamos prontos a levar o tempo que for preciso para garantirmos isso,” disse.

Romney recorde-se venceu as primàrias de New Hampshire, Florida, Nevada e Main e desde o início da campanha era tido como o favorito.

Mas Romney perdeu as primárias no Iowa, Minesota e Colorado a favor de Santorum e Carolina do Norte a favor de Newt Gingrich.

Henry Olsen do American Enterprise Institute disse que Romney vai continuar a ter problemas em conseguir ganhar o apoio de facçes conservadoras dentro do partido republicano.

Há uma base de pessoas extremamente conservadoras, extremammente irritadas que querem alguém que faça uma oposição de princípios e com espírito contra Obama. Essa base está firmemente contra Romney, disse

O antigo governador do estado do Mississipi Haley Barbour disse haver a possibilidade da batalha pela escolha de um candidato republicano se prolongar até à convenção do partido em Agosto no estado da Florida.

Barbour disse que só o facto de existir essa possibilidade é algo de invulgar na política americana.

“Geralmente os eleitores nas primárias chegam a uma conclusão antes das convenções mas até agora não fizeram isso,” disse

Depois das primáriass no Arizona e no Michigan os quatro candidatos à nomeação do Partido Republicano - Romney, Santorum, Newt Gingrich e Ron Paul, vao-se concentrar na batalha por dez estados que vão votar na chamada “super Terça- feira”. Isso é a 6 de Março

XS
SM
MD
LG