Links de Acesso

Antigos guerrilheiros da Renamo voltam a causar problema em Nampula


Antigos guerrilheiros da Renamo voltam a causar problema em Nampula
Antigos guerrilheiros da Renamo voltam a causar problema em Nampula

A Renamo não quer falar do assunto

A cidade de Nampula viveu momentos de muita agitação desde as primeiras horas desta sexta-feira, na sequência das disputas que estão a ocorrer entre os ex-guerilheiros da Renamo e a Policia da República de Moçambique.

A Renamo quer que a polícia deixe de vigiar a zona onde se encontra a sua delegação na cidade de Nampula, mas esta diz ter recebido ordens superiores para fortificar o movimento de patrulha na sequência dos desmandos que os ex-militares vêm protagonizando.

Foi na sequência deste desentendimento, que os ex-guerilheiros cansados de esperar ordens do seu líder Afonso Dhlakama, iniciaram uma manifestação na manhã de hoje, tendo durado até ao escurecer.

Os ex-guerilheiros deixaram a sua delegação, local onde se encontram amotinados e circularam pelas ruas Sem Medo, das Flores até a residência do seu líder, passando pela vulgar rua do matadouro e novamente para sua delegação e vice-versa.

Sem panfletos tal como é habitual ver nas manifestações iguais, os ex-guerilheiros gritavam apenas e dizendo “quem são vocês, podem começar”.

Felizmente não houve disparos, mas o percurso foi acompanhado pela Força de Intervenção Rápida, que agora encontra-se mais do que nunca reforçada. Aliás ela teve que recorrer ao carro blindado que há muito a polícia não colocava em circulação, pelo menos aqui na cidade de Nampula.

A PRM em Nampula convocou nesta tarde, uma conferência de imprensa que não chegou a acontecer. Quando os jornalistas chegaram ao Comando da Policia foi nos dito para aguardar, porque o Director da Ordem, Almeida Candrinha, havia sido solicitado pelo governador de Nampula, Felismino Tocoli para tratar do mesmo assunto.

Por volta das 18H30, fomos informados que a conferência de Imprensa passaria para o dia da amanhã, numa hora ainda por confirmar, alegadamente por que o conferencista está ainda a receber ordens por parte do Comando Geral da Policia na capital do país.

Ao nível do partido Renamo, ninguém quer falar do assunto. Aliás contactamos insistentemente uma porta-voz do partido e este limitou-se apenas em dizer que estava a tratar de questões logísticas, mesmo sem dar detalhes.

XS
SM
MD
LG