Links de Acesso

Carnaval no "Pequeno Brasil"... cabo-verdiano

  • Eugénio Teixeira

Carnaval no "Pequeno Brasil"... cabo-verdiano

Carnaval no "Pequeno Brasil"... cabo-verdiano

Cabo Verde celebra o cCrnaval. Tradição é mais forte na ilha de São Vincente “Brasilim", pequeno Brasil

O carnaval em Cabo Verde veste-se de diferentes tradições mas a tradição mais forte está situada em São Nicolau e São Vicente, duas ilhas do país.

A ilha de São Nicolau tem particularidade diferente, porquanto os grupos que tradicionalmente se apresentam, desfilam sem competição,. O objectivo é o de brindar um espectáculo de qualidade e agradar o publico espectador.

Já na ilha de São Vicente, considerado por muitos como um “Brasilim -pequeno Brasil ”, os grupos participantes entram em competição para arrebatar as melhores posições e prémios em disputa.

Este ano a Câmara municipal de São Vicente aumentou a verba de apoio ao Carnaval, tendo disponibilizado cerca 10.000 mil Escudos cabo-verdianos.

Com isso, o município sanvicentino pretende estimular os grupos a apresentarem um trabalho de qualidade, visando satisfazer o púbico espectador, entre os quais turistas, emigrantes e outras pessoas que visitam São Vicente propositadamente para assistir e brincar o Carnaval.

Este ano a festa mindelense conta com presença de figuras de proa, destacando-se o chefe de estado cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, o ministro da Cultura, Mário Lúcio Sousa, a embaixadora dos Estados Unidos da América, Adrianne O´Neal e a ex primeira dama, Adelcia Pires, que também presenciou o desfile do passado Sábado na ilha de São Nicolau.

Como já vem sendo pratica, o grupo escola de samba tropical animou as ruas da cidade do Mindelo, desfilando na noite de ontem, festa que agradou o ministro da Cultura, Mário Lúcio Sousa.

XS
SM
MD
LG