Links de Acesso

Huíla: Carnaval custa 40 mil dólares

  • Teodoro Albano

Huíla: Carnaval custa 40 mil dólares

Huíla: Carnaval custa 40 mil dólares

Dezanove grupos carnavalescos vão desfilar na praça João Paulo II no Lubango.

Na província angolana da Huíla dezanove grupos carnavalescos entre os quais 11 de adultos e 8 de infantis vão desfilar na praça João Paulo II no Lubango nesta edição do carnaval de 2012.

O desfile central não poderá contar no entanto com 4 dos 14 municípios que compõem a província, alegadamente, por razões de fórum organizativo. Caluquembe, Chipindo, Caconda e Chicomba vão falhar a maior festa popular na região.

A coordenadora provincial adjunta do carnaval da Huíla, Marcelina Gomes, diz no entanto que as condições foram criadas para que os foliões emprestem a festa a cor que se impõe:“ É assim que distribuímos bastante tecido de várias cores e de diferentes qualidades de diferentes tipos, distribuímos máscaras distribuímos uma série de artigos que realmente são importantes para termos o carnaval bem colorido”.

Para distribuir aos mais destacados grupos, a organização preparou 40 milhões de Kwanzas cerca de 40 mil dólares.
A também directora provincial da cultura disse que os prémios podem sofrer alterações para melhor tendo em vista alguns patrocínios:“ Estamos a contar com algum patrocínio que podemos ter conhecimento dentro de alguns dias, iremos aumentar evidentemente esse prémio porque queremos que ele seja bocadinho melhor do que do ano passado”.

O detentor do título é o grupo Epata Lituima do município da Humpata que em 2011 recebera sete mil dólares de prémio equivalentes em Kwanzas enquanto na classe infantil tinha sido vencedor o grupo Muíla da escola 1º de Dezembro.

XS
SM
MD
LG