Links de Acesso

São 14 as candidaturas apresentadas na Guiné Bissau


São 14 as candidaturas apresentadas na Guiné Bissau
São 14 as candidaturas apresentadas na Guiné Bissau

Cabe ao Supremo Tribunal de Justiça publicar publicar a lista provisória das candidaturas validadas ou não

No dia em que se iniciou a actualização dos cadernos eleitorais, não obstante a evidente morosidade verificada na instalação das mesas do processo, com vista as próximas eleições presidenciais antecipadas de 18 de Março, mais um candidato, por sinal o ultimo, depositou hoje a sua candidatura junto ao Supremo Tribunal de Justiça.

Trata-se de Serifo Nhamado, do PAIGC, que se apresenta como independente, e que esta manhã, acompanhado dos seus apoiantes, na sua maioria do circulo do defunto Presidente da Republica, Malam Bacai Sanha, formalizou junto ao Supremo Tribunal de Justiça, a intenção de assumir o posto do Chefe de Estado guineense, para o qual concorrem catorze candidatos.

Afonso Te, que conta com base politico do Partido Republicano para Independência e Desenvolvimento, Carlos Gomes Júnior, do PAIGC, Arregado Manteque Te, do Partido Trabalhista, Impossa Ie, do Centro Democrático, Iaia Djalo, da Nova Democracia, Vicente Fernandes, da Aliança Democrática, Kumba Yala, do PRS, Serifo Balde, do Partido Jovem, Braima Djalo, do Centro Nacional Africano, Sirilo de Oliveira, do Partido Socialista e Henrique Pereira Rosa, que uma vez mais se apresenta como independente.

Aliás, como independente contam-se ainda Baciro Dja, um dos destacados militantes do partido no poder e actual Ministro da Defesa, e Luís Nancassa, Presidente do Sindicato Nacional dos Professores.

Com fim do prazo da deposição de candidaturas, cabe agora ao Supremo Tribunal de Justiça publicar, no prazo de 8 dias, a partir de amanhã, publicar a lista provisória das candidaturas validadas ou não, isto para permitir eventuais e respectivas reclamações.

De referir ainda que para este escrutínio presidencial, o quinto na história da democracia guineense, o Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral, do Ministério da Administração Territorial, responsável pela actualização dos cadernos eleitorais, espera actualizar 593 mil e 765 cartões de eleitores até 9 de Março, enquanto dados da última actualização.

XS
SM
MD
LG