Links de Acesso

EUA: Republicanos ainda longe de escolher o seu candidato


Preocupado. Mitt Romney era o candidato inevitável do Partido Republicano. Mas bases conservadoras duvidam das suas qualidades

Preocupado. Mitt Romney era o candidato inevitável do Partido Republicano. Mas bases conservadoras duvidam das suas qualidades

Processo de eleições primárias poderá arrastar-se durante vários meses.

A escolha de um candidato do Partido Republicano às eleições presidenciais de Novembro, deverá ser um processo que se vai arrastar ainda por vários meses.

Mitt Romney era considerado o candidato inevitável mas os resultdos das eleições primárias têm demonstrado que muitos dos eleitores conservadores ainda não estao convencidos ser ele o candidato certo para defrontar Barack Obama.

No fim de semana Mitt Romney venceu a s eleições primàrias republicanas no estado do Maine mas isso mais uma vez não demosntrar que a corrida para a nomeaçãoe steja acabada.

Isso ficou claro na Conferencia de Acção Politica Conservadora, realizada aqui em Washington no final da semana passada e onde a presença de Rick Santorum causou grande interesse entre os delegados.

Santorum tinha acabado de surpreendetemente ganhar três primárias no Missouri, Minesota e Colorado colocando em dúvida mais uma vez a inevitabilidade da vitória de Romney.

A batalha centra-se agora em ganhar o apoio da ala mais conservadora do Partido Republicano que ao longo desta campanha continua a indicar claramente ter fortes dúvidas quanto às credencias conservadoras de Romney.

Santorum disse aos delegados da conferência que só um verdadeiro conservador poderá oferecer uma alternativa nas eleições presidenciais de Novembro.

“Não vamos ganahr as eleições com dinheiro,” disse Santorum. “Vamos ganhar apresentando um constraste. Vamos ganhar com ideias. Vamos ganhar fazendo de Barack Obama e da sua politica falhada a questão em causa nas eleições,” acrescentou

Santorum não fez uma alusão directa a Mitt Romney mas as suas referências a dinheiro e a posições moderadas indicaram claramente que ele falava sobre o antigo governador do estado do Massachussets.

Romney é um multi milionario que conta também com o apoio de organizações políticas republicanas que têm gasto milhões de dólares em anúncios atacando os outros candidatos à nomeação republicana.

Romney também falou á conferencia e voltou a reafirmar a sua posição de empresário conservador que , segundo disse, implementou princípios conservadores enquanto governador do estado do Massachussets, um estado tradicionalmente Democrata.

“Esas eleições são uma batalha pela alma da América,” disse Romney à conferência.

“Tudo vai ser decidido por uma escolha, uma escolha entre se queremos que o país seja de e por Washington ou uma nação de e por pessoas livres. Nós conservadores acreditamos na liberdade, em pessoas livres e em empresas livres,” acrescentou.

Newt Gingrich que até há pouco tempo era considerado o principal adversàrio de Romney também disse ser ele o conservador real e fez notar que as elites do Partido Republicano não podem vencer eleições presidenciais porque “não tem o empenho e as filosofias necessàrias para construir uma maioria no país”.

Analistas polticos indicam que as recentes derrotas de Romney indicam que ele continua a ter problemas em ganhar o apoio dos eleitores conservadores republicanos.

Larry Sabato do centro de poltica na Universidade de Viriginia diz que há duvidas entre os conservadores.

“A base conservadores está a ter dúvidas, está a pensar duas vezes sobre Romney,” disse ele.

“Quando todos diziam que Romney era o provàvel candidato republicano essa base está a dizer claramente: Temos que pensar nisto mais uma vez,” acrescentou

Mas outros analistas afirmam que devido aos fundos e a uma bem organziada campanha, Romney acabará por vencer a nomeação embora esses analistas aceitem que isso poderá agora demorar vários meses.

John Fortier do Centro Bi partidario de política disse que para ele Romney continua a ser o favorito.

“Penso que Romney é de certo modo mais forte entre os conservadores do que aquilo que se pensa,” disse.

“ Penso que ele é afectado por um pouco de falta de entusiasmo mas não acho que a base do partido pense que ele será um mau candidato. Essa base está ainda a considerar as suas opções e há alguns candidatos favoritos,” acrescentou

XS
SM
MD
LG