Links de Acesso

Lubango: Requalificação do rio Mukufi


Serra da Leba
Serra da Leba

Projecto elogiado por ambientalistas

Em 2010 as autoridades angolanas na cidade do Lubango retiraram dezenas de famílias das margens do rio Mukufi. Habitações foram demolidas numa acção que causou grande controvérsia. Pois agora o governo do Lubango tem planos para a reconstrução da área.
O projecto lançado pelo governador da Huíla, Isaac dos Anjos, está avaliado em mais de 80 milhões de Kwanzas, compreende 18 quilómetros e prevê a construção de vias rodoviárias, passeios e áreas de lazer.
A primeira fase da requalificação do troço de pouco mais de 1 quilómetro liga a Praça João Paulo II aos Laureanos.
O coordenador de obras da empresa Andrade Gutierrez, encarregue pela empreitada, promete entrega e trabalho para a conclusão da obra nos prazos previstos:
“ Vamos fazer o nosso melhor com dedicação e trabalho para que no fim tenhamos orgulho daquilo que vai ser realizado”
Para o especialista em ambiente e ordenamento do território, Silvano Levy, a obra responde a questões de fórum ambiental;
“ Ambientalmente ela satisfaz-nos porque vai contribuir para o melhoramento paisagístico da área e vai dar mais um pico na criação de zonas verdes no meio urbano e isso vai participar na oferta do ar puro ao cidadão”.
O governador da Huíla, Isaac dos Anjos, esclarece que o projecto reflecte a ligação que se pretende estabelecer entre a cidade velha e as chamadas novas centralidades:
“ Como precisamos de fazer a ligação da cidade velha com as novas centralidades nomeadamente a centralidade da Quilemba e a centralidade da Eiwa, ao atingirmos a zona do Mutundo, precisávamos de encontrar as zonas em que com uma menor intervenção e menor custo social em termos de demolições podíamos atingir e conectar as novas urbanizações com a cidade velha”.
Lembrar que foi nas bermas do rio Mukufi onde em 2010 haviam sido retiradas dezenas de famílias alegadamente por razões de segurança, antecedidas de polémicas demolições de casas.

XS
SM
MD
LG