Links de Acesso

Liquefacção de gás possível em Moçambique


Liquefacção de gás possível em Moçambique

Liquefacção de gás possível em Moçambique

Gas já descoberto é mais que suficiente para justificar complexo de liquefacção

Washington 14 Fevereiro - A construção de um complexo de liquefacção de gás no norte de Moçambique é agora quase uma certeza, indicam especialistas.
A descoberta anunciada a semana passada pela Anadarko de um quarto poço de gás ao largo do norte de Moçambique faz com que não haja dúvidas quanto à viabilidade do Project.
Na semana passada a Anadarko disse ter feito a descoberta de um quarto jazigo de gás ao largo da costa de Moçambique. Um porta voz da Anadarko disse que a descoberta dos deposito Tubarão – 1 “abrem um capítulo totalmente novo tendo em conta que há ainda mais oportunidades na Área Um ao largo da costa de Moçambique”.
Anteriormente a Anadarko tinha anunciado a descoberta de três poços de gás o que na altura tinha levantado a hipótese de construção de um novo complexo de liquefacção de gás na zona.
Analistas da indústria de gás fizeram notar também a enorme possibilidade de gás em águas tanzanianas o que faz aumentar as perspectivas da construção de um complexo na zona.
Essas fontes, citadas pelo diário Wall Street Journal, disseram que o fás no norte de Moçambique e possivelmente na Tanzânia, está situado numa zona ideal para fornecer os mercados asiáticos até meados desta década.
A Anadarko ainda não deu a conhecer as suas estimativas de reservas ao largo de Moçambique.
Contudo analistas de um banco virado para o investimento no sector energético disseram ao Wall Street Journal que as primeiras três descobertas terão entre seis e oito triliões de pés cúbicos de gás. Reservas de quatro triliões são geralmente consideradas como necessárias para justificar investimentos num complexo de liquefacção de gás, disseram as fontes.
Com a descoberta do quarto poço de gás as reservas serão ainda maiores e um outro analista foi citado pelo diário como tendo dito que a última descoberta da Anadarko faz aumentar as possibilidades de ainda mais gás ser encontrado noutras áreas ainda por furar.

XS
SM
MD
LG