Links de Acesso

O primeiro sismo registado este ano em território moçambicano

  • William Mapote

Vista de Nampula

Vista de Nampula

Epicentro a 65 quilómetros da costa de Nacala, numa profundidade de 10 mil metros

Um sismo de magnitude de 5 graus na escala de Richter registou-se na madrugada desta segunda-feira na região de Nacala, província de Nampula, sem, no entanto causar danos, confirmou à Voz da América, o Director do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC).

Segundo João Ribeiro o sismo registou-se as 2:49 horas e teve o seu epicentro a 65 quilómetros da costa de Nacala, numa profundidade de 10 mil metros.

Em contacto telefónico com a reportagem da Voz da América em Maputo, Ribeiro disse que estava ainda em curso a avaliação da situação, garantindo contudo, não haver registo de danos.

Na escala de Richter, sismos na magnitude entre 5 e 6 graus, com epicentro numa profundidade igual ao registado nesta segunda-feira em Nacala, podem, segundo especialistas, causar prejuízos apreciáveis.

Os mesmos especialistas admitem a hipótese de não ter havido danos devido a ocorrência de poucas rochas na zona do epicentro, o que concorreu para a sua rápida dissipação e falta de réplicas.

Refira-se que este foi o primeiro sismo registado este ano em território moçambicano. O mais recente data de Abril de 2010, no distrito de Angoche, também na província de Nampula, que resultou em pelo menos 59 feridos e danos parciais em alguns edifícios.

XS
SM
MD
LG