Links de Acesso

Dirigente da UNITA teve alta do hospital


Secretario Provincial da UNITA no Namibe, Faustino Mumbika

Militante da UNITA que vai ser julgado Sexta-feira também adoece súbitamente na prisão.

Huambo 10 de Fevereiro 2011- O Secretário - Geral da UNITA, Abílio Kamalata Numa foi internado por algumas horas num hospital devido á sua greve de fome.
Numa regressou mais tarde a sua casa e fontes da UNITA disseram estar bem.
Numa iniciou uma greve de fome para protestar contra a prisão do militante da UNITA António Kaputo que deverá ser julgado na Sexta-feira.
Kaputo foi acusado de agredir um soba local mas a UNITA diz tratar-se de um caso de intimidação.
O maior partido da oposição angolano alega que nos últimos meses têm vindo a aumentar os casos de ataques e agressões contra os militantes do partido algo que dizem se enquadrar num plano paa silenciar a oposição.
UNITA reafirmou a marcha de protesto marcada para Sexta-feira com vista a exigir das autoridades governamentais o respeito pelos direitos civis e políticos.
A UNITA disse entretanto estar preocupada como estado de saúde de António Kaputo que disse ter adoecido na prisão. Algumas fontes da Unita receiam que Kaputo possa ter sido envenado. Ouça a reportagem de António Capalandanda.


Por outro lado no Namibe militantes da UNITA não excluíram a possibilidade de uma manifestação de solidariedade de apoio aos seus coelgas no Huambo.
O Secretario Provincial do Namibe do Partido do galo negro, Faustino Mumbika, acusou o partido no poder, o MPLA, de querer "intimidar pessoas, remeter os angolanos ao medo e todo tipo de sivicias, para que mais ninguem tenha a coragem de se pronunciar".
Militantes da UNITA no Namibe querem que o partido da oposição organize uma manifestação de apoio aos seus compaheiros no Huambo.
Ouça a reportagem

XS
SM
MD
LG