Links de Acesso

Escolas católicas em Malanje têm 40 mil alunos


Malanje, centro da cidade
Malanje, centro da cidade

Professora diz que "Igreja pretende ajudar os jovens a amadurecer na própria fé, devem crescer, devem melhorar também no sentido da fé."

Cerca de 40 mil alunos vão frequentar, no presente lectivo, escolas católicas da província de Malanje do ensino primário ao secundário.

A abertura do período escolar aconteceu recentemente com a realização de uma eucaristia celebrada pelo arcebispo local, dom Luis Maria Perez de Onraita, no termo do seminário metodológico dirigido há mais de 300 docentes.

A elevação dos valores morais e cívicos e a transmissão dos ditames religiosos são algumas qualidades do professor das instituições daquela religião.

“A Igreja dá uma importância relevante nas suas escolas à educação religiosa, na escola há muita coisa para ser recuperada porque muitos valores tradicionais foram perdidos, mas entre eles também é importante a educação religiosa. A Igreja pretende ajudar os jovens a amadurecer na própria fé, devem crescer, devem melhorar também no sentido da fé. É por isso, que o professor tem uma oração muito bonita, a oração do educador, a missão de ensinar”.

A professora Maria António que leu uma mensagem em nome dos colegas e reafirmou que o docente tem um papel multiforme para a formação das futuras gerações.

“O professor compara-se a um semeador que lança um grão e coloca os rebentos com cuidado num terreno preparado a transmitir os conhecimentos, bons pensamentos, atitudes honestas e justas no íntimo do seu educando.

O professor não deve limitar-se só na transmissão do conhecimento sistemático, mas como educadores deve preocupar-se com a formação integral do aluno para o desenvolvimento harmonioso das capacidades intelectuais, físicas, morais e cívicas”.

Durante três dias os participantes receberam noções sobre pedagogia, didáctica, o papel da família e da escola na sociedade, assim como participaram duma palestra sobre a gestão dos recursos humanos.

Mais de trinta mil alunos frequentaram em 2011 o ano lectivo nas escolas católicas, onde o Instituto de Ciências Religiosas São José de Cluny e o centro pré-universitário Nossa Senhora de Fátima garantem a formação para o ensino superior.

XS
SM
MD
LG