Links de Acesso

PAICV vence eleições cabo-verdianas pela terceira vez consecutiva

  • Eugénio Teixeira

PAICV vence eleições cabo-verdianas pela terceira vez consecutiva

PAICV vence eleições cabo-verdianas pela terceira vez consecutiva

Com o Slogan “Mais Cabo Verde” o Partido Africano da Independência venceu as legislativas realizadas ontem, renovando a maioria para mais um mandato de cinco anos. É o terceiro consecutivo, após o regresso do PAICV ao poder em 2001, sob a liderança de José Maria Neves.

07 FEV 2011 - Com o Slogan “Mais Cabo Verde” o Partido Africano da Independência venceu as legislativas realizadas ontem, renovando a maioria para mais um mandato de cinco anos. É o terceiro consecutivo, após o regresso do PAICV ao poder em 2001, sob a liderança de José Maria Neves.

Esta foi uma vitória histórica disse Neves na primeira declaração ao país. O presidente do partido Tambarina e primeiro-ministro reeleito agradeceu o povo cabo-verdiano pela maturidade demonstrada ao longo do processo eleitoral. Na hora da vitória José Maria Neves não esqueceu também de endereçar palavras de agradecimento aos adversários pela participação nas eleições de Domingo.

Este voto de confiança do povo cabo-verdiano deve, segundo José Maria Neves, ser encarado com enorme responsabilidade, por isso promete formar um Governo aberto a sociedade aproveitando todas as competências nacionais, para que o país possa crescer e gerar mais rendimentos, visando combater a pobreza e melhorar o nível de vida dos cidadãos.

O primeiro-ministro reeleito, José Maria Neves, disse esperar que todos os cabo-verdianos se juntem a volta do projecto de desenvolvimento do arquipélago, já que os desafios são enormes e a contribuição de cada cidadão residente nas ilhas e na diáspora é fundamental.

O Movimento para a Democracia (MpD) aceitou os resultados com naturalidade. Carlos Veiga diz que o partido assumirá o papel que lhe está reservado na cena política nacional, fazendo uma oposição exigente e responsável.

O próximo parlamento continuará a ser liderado por PAICV com maior número de deputados, o MPD como principal partido da oposição e a UCID continua com dois deputados. Os outros partidos concorrentes, PTS e PSD, não elegeram nenhum deputado.

XS
SM
MD
LG