Links de Acesso

Romney testa posição de favorito


Mitt Romney

Mitt Romney

Eleições primárias republicanas no Colorado e Minnesota

Realizam-se hoje Terça-Feira eleições primárias republicanas nos estados do Colorado, Minnesota e Missouri.

Neste último estado a votação é apenas um teste à popularidade dos candidatos não se elegendo quaisquer delegados á convenção do partido Republicano.

Espera-se que nestas primárias o candidato presidencial republicano Mitt Romney fortaleça a sua posição como favorito para vencer a nomeação do partido republicano ás eleições de Novembro.

Romney deverá vencer o Colorado, estado que eles aliás ganhou nas primárias de 2008 quando também foi candidato .

Em 2008 Romney venceu também o estadodo Minnesota mas as últimas sondagens indicam que este ano o antigo senador Rick Santorum comanda nesse estado.

Newt Gingrich que venceu o estado da Carolina do Sul tem estado a perder terreno e não aparece agora como provável vencedor em nenhuma destas primàrias.

Na semana passada Romney teve vitórias esmagadoras na Flórida e no Nevada e tem agora um total de 101 delegados contra 32 de Gingrich, 17 para Santorum e nove para Ron Paul. São precisos um total de 1.144 delegados para se garantir a nomeação.

As próximas eleições primárias são em 28 de Fevereiro nos estados de Michigan e Arizona.

Muitos analistas americanos consideram que Michigan poderá talvez ser a última oportunidade de Gingrich se manter um candidato viável.

Jerry Hagstrom um colunista político na revista National Journal disse que o estado é importante para Gingrich porque é um estado grande e também o estado da família de Romney pelo que uma viória de Gingrich teria um significado simbólico.

Mas há outras razões que poderão dar impulso a Gingrich nesse estado

“Pode-se dizser que o populismo de Gingrich e a ligação que mantém com eleitores de rendimentos baixos num estado muito sindicalizado podem-no tornar num candidato mais atractivo do que Romney que é visto por muitos como o capitalista que fez dinheiro comprando companhias, reduzindo depois a sua produção e enviando postos de trabalho para fora do país,” disse.

“Pode-se portando dizer que Gingrich tem possibilidades nesse estado, mas é dificil contudo que Gingrich possa na verdade vencer nesse estado,” acrescentou.

Hagstrom, tal como muitos comentadores políticos americanos, considera que quaisquer que sejam os resultados de hoje e do próximo dia 28, as eleições primàrias Republicanas poderão ficar resolvidas no início de Março, na chamada “Super Terça-Feira”.

Nesse dia realizam-se primárias no Vermont, Alaska, Dakota do Norte, Wyoming, Idaho, Massachussets, Oklahoma, Virginia, Tenessee e Ohio.

“Após essa votação creio que poderemos então saber se Mitt Romney será o candidato republicano,” disse Hagstrom.

O que para os republicanos poderá contudo ser uma faca de dois gumes. Do lado positivo põe-se fim, pelo menos em teoria, ás críticas mútuas entre republicanos que só podem beneficar Barack Obama.

Por outro lado uma vitória assegurada em Março significa que quem quer que seja o candidato vai estar afastado do cabeçalho das notícias durante alguns meses enquanto Obama, como presidente, poderá nesse período monopolizar as atenções do eleitorado escolhendo os temas a abordar.

XS
SM
MD
LG