Links de Acesso

Orçamento de Luanda é o triplo das outras regiões

  • Armando Chicoca

Estudar ao ar livre. Angola gasta menos em educação do que Moçambique

Angola gasta menos em educação que muitos países da SADC, incluindo Moçambique

Namibe 7 de Fevereiro -Luanda recebe a maior fatia do orçamento do país causando desequílibrios no desenvolvimento de outras zonas, disse o professor da Universidade Católica, Emílio Lando.

Falando num forum recentemente realizado no Município da Humpata, província da Huíla, o Professor Lando disse que a província de Luanda tem um orçamento três vezes mais que o resto do país. ”O Governo deve rever as formas de distribuição do dinheiro as províncias," disse.

Aquele académico, considera que a educação é a mola impulsionadora para que o governo possa atingir as metas por si propostas. Contudo, acrescentou, "Angola é um dos países do mundo que menos investe na educação e saúde".

Em relação à SADC Angola gasta menos que paises como a Namibia, Zambia, Botswana, Moçambique e outros, acrescentou.

O fórum congregou 86 educadores provenientes dos Municípios da Província da Huila e de Luanda. As temáticas sobre a educação nas áreas pastoris, a qualidade de ensino em Angola, reflexão sobre as propostas pedagógicas alternativas para o meio rural e o desequilíbrio funcional do orçamento 2011, foram debatidos neste fórum, promovido pela ADRA-Antena Huila.

XS
SM
MD
LG