Links de Acesso

Malanje vai ter Instituto agro-alimentar


Fazenda Pungo Andongo, em Capanda, Malanje (foto de arquivo)
Fazenda Pungo Andongo, em Capanda, Malanje (foto de arquivo)

A instituição a ser erguida numa parceria com a França consta dos projectos para o ano académico 2012.

Um instituto superior agro-alimentar vai ser construído em breve em Malanje para formar especialistas locais e da província do Huambo, anunciou o reitor da Universidade Lueji A'Nkonde, Samuel Vitorino.

A instituição a ser erguida numa parceria entre o Estado francês e angolano, com dinheiro do Programa de Investimentos Públicos (PIP) consta dos projectos para o ano académico 2012.

“A Universidade Lueji A´Nkonde tem já um terreno cedido pelo governo provincial de cerca de mil hectares, e é neste terreno que vai ser construído este instituto superior. Portanto, esta é uma boa novidade para a província. Como preparação desse projecto devo adiantar que já estão formados os docentes e técnicos de laboratório, porque o projecto abarcou a província do Huambo, também, e os técnicos que vão trabalhar nesse instituto foram formados no Huambo”, afirmou o reitor.

O empreendimento será erguido no então Polígono Florestal, área protegida desta cidade, que está a ser substituída por vários projectos urbanísticos.

A melhoria da qualidade dos alimentos produzidos nas duas províncias é a principal ambição da Universidade Lueji A'Nkonde que assinou igualmente um convénio com uma congénere europeia para o estágio de estudantes do sexto ano da Faculdade de Medicina de Malanje.

De facto, a vice-decana para os assuntos científicos Paula Regina Simões de Oliveira esteve em Dezembro último em Portugal onde rubricou acordos com o centro hospitalar Tondela-Viseu para estágio de estudantes daquela instituição.

“O acordo visa principalmente um estágio dos nossos estudantes da Faculdade de Medicina de Malanje ”, afirmou aquela responsável.

Estágios nas áreas de pediatria, ginecologia-obstetrícia, cirurgia estão previstos no acordo.



XS
SM
MD
LG