Links de Acesso

PAICV, MPD, UCID, PTS e PSD concorrem às legislativas

  • Eugénio Teixeira

PAICV, MPD, UCID, PTS e PSD concorrem às legislativas

PAICV, MPD, UCID, PTS e PSD concorrem às legislativas

Durante duas semanas, PAICV, MPD, UCID, PTS e PSD fizeram-se a estrada percorrendo os diferentes pontos do país para levarem as respectivas mensagens e programas de governação para os próximos 5 anos.

O Partido Africano da Independência com o lema mais” Cabo Verde “ está a pedir mais uma vez, o voto de confiança do povo para dar continuidade ao processo de transformação que diz ter iniciado em 2001. Projecta mais infra-estruturação, crescimento económico para aumentar a capacidade de empregabilidade, alargamento do sistema de ensino, criação de universidades on line, entre outros projectos.

Por sua vez o Movimento para a Democracia com o slogan “Mesti Muda - Precisa Mudar “ está a convencer o eleitorado na necessidade de mudança, por entender ser a única formação política com capacidade para relançar o país rumo ao desenvolvimento. Na sua plataforma eleitoral o MPD promete criar durante os próximos 5 anos, cerca de 30 mil empregos, alargar o ensino obrigatório e gratuito de 12 anos, aumentar a atribuição de bolsas de estudo, neste particular fala de 50 bolsas para alunos mais destacados estudarem em melhores Universidades do Mundo.

Já a União Cabo-verdiana Independente durante a campanha tentou convencer o eleitorado da necessidade de se combater a bipolarização, pedindo voto de confiança do povo para que possa eleger mais de 6 deputados com o objectivo de ter uma bancada parlamentar.

Na mesma linha surge o Partido do Trabalho e Solidariedade que pretende igualmente eleger maior número de deputados para ter voz no parlamento. No entanto a grande bandeira do PTS é a “regionalização”, para que cada ilha tenha autonomia e se desenvolva de forma sustentada.

Por ultimo o PSD que concorre em apenas 3 círculos mas que na realidade fez campanha apenas em dois (Santiago Sul e Norte) bateu muito na tecla da espiritualidade, pois considera que dessa forma se pode combater a imoralidade reinante no país.

O analista político, Daniel Medina, ouvido pela VOA, na cidade da Praia, faz analisa as ideias e propostas apresentadas pelos partidos concorrentes.

As eleições legislativas estão marcadas para domingo, 6 de Fevereiro, com o PAICV, o MPD, a UCID, o PTS e o PSD na corrida eleitoral. Dessas eleições sairão os 72 deputados para o parlamento e o partido que formará governo dirigir o arquipélago nos próximos 5 anos.

XS
SM
MD
LG