Links de Acesso

Namibe faz campanha para o combate ao cancro da mama

  • Armando Chicoca

City of Namibe, Angola

City of Namibe, Angola

Mais de mil namibenses, desfilaram nas ruas da cidade do Namibe, na manhã do dia 3 de Fevereiro, pelas seis horas e trinta minutos, manifestando a necessidade de todas as forças vivas da província lutarem contra o cancro da mama que na província já ceifou muitas vidas humanas.

03 FEV 2011 - Mais de mil namibenses, desfilaram nas ruas da cidade do Namibe, na manhã do dia 3 de Fevereiro, pelas seis horas e trinta minutos, manifestando a necessidade de todas as forças vivas da província lutarem contra o cancro da mama que na província já ceifou muitas vidas humanas.

A marcha, encabeçada pelo vice-governador Alcides Gomes Cabral, foi voluntária e partiu do Palácio do Governo da Província culminando no Largo José do Espírito Santo, no coração da cidade.

A directora provincial da Família e Promoção da Mulher, Graça Albuquerque, na sua mensagem à população do Namibe, manifestou-se preocupada com o tabu que ainda existe no seio das mulheres que relegam para terceiro plano as consultas ou exames médicos da especialidade contra o cancro da mama.

Aquela responsável pelas políticas de família na governação de Cândida Celeste da Silva, disse por outro lado que acções de sensibilização às mulheres contra este mal, vão continuar."Organizámos esta manifestação, para despertar toda a sociedade, em particular as mulheres, para o cuidado a ter em conta com esta doença. Que as mulheres pelo menos, uma vez por mês, façam o auto-exame dos seios", disse.

Os homens também marcaram presença em massa, confirmou Graça Albuquerque " Foi por isso que durante a marcha, fomos dizendo, homens namibenses lutemos contra cancro, mulher namibenses lutemos contra o cancro da mama, foi boa, a participação dos homens nesta marcha", frisou.

A deputada da bancada parlamentar do MPLA, pelo círculo do Namibe, Carolina Cristina Elias, encorajou a iniciativa."Foi uma iniciativa louvável que não deve ficar por aqui, pois é importante levarmos ao conhecimento de todas as mulheres, a perigosidade desta doença que já fez vítimas no país e na nossa província. Queremos que toda a sociedade contribua para que tenhamos famílias sadias" enfatizou.

A província do Namibe, tem registado casos de cancro da mama, alguns deles mortais.

XS
SM
MD
LG